Tratamento Não Invasivo da Insuficiência Tricúspide

no Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia

Pretende receber a nossa newsletter?

A Cardiologia de Intervenção do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia realizou pela primeira vez em Portugal o implante do Cardioband numa doente de 68 anos com insuficiência tricúspide.
O procedimento permite tornar a válvula mais competente. Até à existência desta tecnologia, este modelo de tratamento só podia ser feito com recurso a uma cirurgia que implicava alguma forma de abertura do tórax.

Com o Cardioband, através de uma picada na virilha, pode ser implantado um anel que reduz a dimensão do anel valvular e permite o encerramento eficaz da válvula. Antes, a única outra opção à cirurgia, consistia no uso de uma técnica capaz de clipar os folhetos da válvula. Com o Cardioband alargam-se significativamente as ferramentas não invasivas para o tratamento da insuficiência tricúpide.

O Dr. Bruno Mélica, elemento da equipa de cardiologia de intervenção que realizou o procedimento, relatou ao Jornal Público a essência desta técnica.

O Dr. Bruno Mélica é cardiologista de Intervenção no CHVNG e na Casa de Saúde da Boavista, e especialista no tratamento não invasivo da válvula tricúspide  e da válvula mitral.

OUTROS ARTIGOS E NOTÍCIAS CSB360º