Pretende receber a nossa newsletter CSB360º?

Tenho Síndrome Ovário Poliquístico, e agora?

A síndrome do ovário poliquístico é, atualmente, das patologias ginecológicas benignas mais comuns na mulher em idade reprodutiva, prevendo-se que a sua frequência aumente, face à epidemia da obesidade, entre as adolescentes nos países desenvolvidos.

A sexualidade na menopausa

A idade média da menopausa, em Portugal, situa-se nos 51 anos; pelo menos, uma parte importante da vida da mulher vai ser vivida durante este período.

Síndrome Pós-COVID

Ultimamente, os dados disponíveis e a investigação abordam a percentagem de doentes que mantêm sintomas relacionados com o COVID-19, que se prolongam após a fase aguda da doença. Esta nova entidade tem sido designada por síndrome pós-COVID.

Hoje é o Dia Mundial da Obesidade

Num país com prevalência do excesso de peso e obesidade em mais de 65% da população, o confinamento que vivemos, pode ser visto como uma oportunidade de investir tempo na gestão alimentar familiar e na melhoria do bem-estar integral e saúde de cada um de nós.

Consulta de Avaliação Pós COVID-19

A infeção pelo SARS-CoV-2 ou COVID-19 pode causar sintomas que perduram no tempo. Quando adequadamente valorizadas as queixas e estabelecida uma terapia específica, os sintomas podem ser minimizados e a doença curada.

A influência dos fármacos na sexualidade

A maioria das pessoas desconhece que muitos medicamentos utilizados para o controlo de várias patologias podem ter um impacto negativo na sua atividade sexual.

A Amizade faz bem

Os nossos amigos preocupam-se connosco, porque veem-se ao espelho, através de nós, e, então, estimulam-nos nos hábitos de vida saudáveis, na alimentação ou no exercício físico, nos aspetos culturais, ideológicos ou filosóficos, ajudam-nos a elevar a autoestima e o nosso bem-estar.

Osteoporose – Professor Carlos Vaz no Porto Canal

Professor Carlos Vaz no Porto Canal no programa Consultório sobre o tema, osteoporose.

António Maia Gonçalves em entrevista sobre variante brasileira em Portugal

na Edição da Noite na SIC Noticias.

UM SÃO VALENTIM DISTINTO

A pandemia obrigou a modificar e readaptar muitos dos hábitos pessoais, sociais, profissionais, relacionais e familiares.

Clínica for Happiness – Programa Nutrição Para a Felicidade

É possível um acompanhamento nutricional que satisfaça, que seja promotor de saúde (pessoal, social e ambiental), que faça sentido e esteja integrado no estilo de vida de cada um, que seja personalizado.

A sexualidade e a pandemia de covid-19

É importante ter consciência de que o stress, a ansiedade e o humor deprimido são resultantes dos efeitos diretos e colaterais da pandemia e podem afetar negativamente todos os tipos de problemas sexuais.

Prevenção do AVC. Quando a medicação não é suficiente.

O acidente vascular cerebral (AVC) é uma doença muito frequente em Portugal: estima-se que todos os anos aconteçam cerca de 25000 novos casos, sendo uma das principais causas de morte e incapacidade permanente no nosso país.

Nova página da DGS dedicada à vacinação contra a COVID-19

A nova página é dedicada à vacinação contra a COVID-19, com informações sobre o Plano de Vacinação, as diferentes fases ou um simulador para cada cidadão ter uma previsão da data em que será vacinado. 

Rutura nos cuidados intensivos – Reportagem Record TV

Pedro Silveira, médico intensivista no Hospital de Braga e na Casa de Saúde da Boavista, não concorda com o alívio de restrições no Natal, por considerar que em janeiro o país pode enfrentar uma 3.ª vaga.

O desapego – pôr ponto final nas relações tóxicas

Andreia Montenegro, psicóloga na Casa de Saúde da Boavista, no programa “Consultório” no Porto Canal.

Gémeos idênticos. Afinal a sua história pode ser diferente…

da Professora Alexandra Matias, é um livro, publicado em Maio de 2020 pela Elsevier, a maior editora científica do mundo. Vários especialistas nacionais e internacionais contribuem com o seu amplo conhecimento e experiência para explanar as várias diferenças entre gémeos monozigóticos.

Mês da sensibilização para o cancro do pulmão.

Dr. José Miranda, médico na Casa de Saúde da Boavista, em entrevista ao programa "Consultório" do Porto Canal, discute as estratégias de prevenção, diagnóstico e de tratamento de uma das mais mortais neoplasias que afetam a sociedade portuguesa.

Os critérios clínicos e éticos no acesso à terapia intensiva em cenário de pandemia | Debate

O programa "República das Ideias" no Porto Canal, proporcionou o debate sobre o tema, com a participação do Dr. Pedro Silveira, pneumologista na Casa de Saúde da Boavista, entre outros colegas.

Disfunção eréctil – Porque acontece?

A disfunção eréctil é a disfunção sexual masculina masculina mais frequente. A grande maioria dos homens já experienciou em algum momento da sua vida este problema. Habitualmente, estas dificuldades são de curta duração e relacionadas com situações específicas ou problemas do quotidiano, geradores de maior ansiedade.

4 Motivos para crianças pequenas testarem limites

Nem sempre é fácil perceber por que motivo uma criança testa os limites. Por que razão aquele filho, que é tão amoroso, acerta com um brinquedo na mãe, mesmo no segundo em que a mãe acaba de lhe pedir para não o fazer.

Dr. José Miranda, em entrevista, a propósito do mês da sensibilização para o cancro do pulmão

“Se vamos entrar numa guerra difícil, temos de melhorar as nossas probabilidades a favor, pela prevenção”, são as palavras do Dr. José Miranda, cirurgião torácico na Casa de Saúde da Boavista, a batalha é “muito difícil, mas não impossível".

De volta à normalidade: a cirurgia da válvula mitral

Desde 1960, cirurgiões cardíacos em todo o mundo implantam válvulas cardíacas que salvam vidas. O Dr. Ricardo Ferraz é um desses cirurgiões.

Disciplina Positiva

A parentalidade é uma viagem alegre, contudo, por vezes, pode ser frustrante e esgotante. O desafio é enorme: ter nas mãos um ser humano que começa a viver e se apresenta tão frágil e pequenino, que em tudo depende de nós, e dirigi-lo até à idade adulta.

Medo do Escuro

Mariana Simões de Almeida, psicóloga na Casa de Saúde da Boavista, no programa “Filhos & Cadilhos” no Porto Canal.

Dispareunia. Sabe o que é?

A dispareunia refere-se à dor ou desconforto que surge durante ou depois das relações sexuais. A dor pode ser referida como queimadura, facada ou ardor e pode persistir durante alguns dias após as relações sexuais.

Alargamento do horário do Atendimento Urgente CSB

A partir do próximo dia 06.10.2020 alargamos o horário do Atendimento Urgente CSB, que passará a funcionar no período entre as 08:00 e as 24:00

A Clínica de Glândulas Salivares CSB está ainda melhor!

A CGS da CSB celebra o seu 4º aniversário e mantém a aposta no primor do diagnóstico clínico, nos meios auxiliares de vanguarda e nas abordagens minimamente invasivas.

Viajar pela cozinha

Em tempos onde as deslocações estão e devem estar condicionadas, em que as viagens, as visitas, as explorações estão minimizadas, a cozinha e a alimentação relembram o seu, sempre disponível, poder de nos levar a viajar.

Clínica de Glândulas Salivares CSB celebra 4º aniversário

A Clínica de Glândulas Salivares da CSB, celebra amanhã, dia 3 de outubro, o seu quarto aniversário. A "Saúde Oral.pt" esteve à conversa com Tiago Fonseca, médico estomatologista na Casa de Saúde da Boavista por detrás deste projeto.

Plano Nacional de Vacinação conta com mais três vacinas

Com a atenção do mundo na COVID-19, o nosso país continua a não descurar a saúde das crianças e adolescentes portugueses.

O que é a saúde sexual e a medicina sexual?

A Clínica de Medicina Sexual CSB surge da necessidade de dar uma resposta ao problema, estreitar distâncias entre utentes com problemas sexuais e os seus médicos, abrir canais de comunicação, identificar os múltiplos fatores presentes e elaborar um plano terapêutico especialmente desenhado para cada caso.

A importância do sono no regresso às aulas

Mariana Simões de Almeida, psicóloga na Casa de Saúde da Boavista, no programa “Filhos & Cadilhos” no Porto Canal.

Recomendações da Sociedade Portuguesa de Pediatria para o início do ano escolar 2020

A Clínica Pediátrica da Casa de Saúde da Boavista recomenda aos pais e encarregados de educação a leitura das recomendações da Sociedade Portuguesa de Pediatria para o início do ano escolar 2020.

Artigo publicado pelo Prof. Maia Gonçalves – Journal of Clinical Research and Bioethics

O artigo é intitulado "SARS-CoV 2 Times of Change", Journal of Clinical Research and Bioethics.

Programa for Happiness

Esta é uma das abordagens que pode encontrar no Programa for Happiness da Clínica for Happiness.

Ansiedade, o que é ?

A ansiedade é uma emoção humana adaptativa normal. Mas há pessoas que ficam mais ansiosas que outras. A ansiedade torna-se uma doença quando nos preocupamos tanto que isso interfere com a nossa vida. Não conseguimos parar de nos preocupar mesmo que tentemos...

A resiliência das famílias perante a Pandemia do Covid-19

Quando pensamos no conceito de resiliência, de resistência perante a adversidade, atribuímos à pessoa a sua capacidade de ultrapassar dificuldades e obstáculos. A família como unidade também necessita de desenvolver estas capacidades.

Clínica for Happiness da Casa de Saúde da Boavista Renovada

Fundada no final de 2016, a Clínica for Happiness apresenta-se agora renovada. Constitui-se como uma equipa que privilegia a integração da saúde física, mental e emocional, o bem-estar e o equilíbrio alimentar.

Tenho uma hérnia inguinal, posso ser operado por laparoscopia?

A cirurgia laparoscópica permite uma melhor abordagem em praticamente todos os tipos de hérnia da região inguino-crural (virilha).

Hidratação ao longo da vida

Em dias de calor, tenha a água ou bebidas à base de água, como sua companheira. Como complemento considere a alimentação com hortícolas crus. Não esqueça o descanso e a proteção solar como reforço.

Proteja a sua saúde contra o calor excessivo

Considerando as temperaturas elevadas que se têm feito sentir, a previsão da manutenção destas condições para os próximos dias e o risco de impacto na saúde solicitamos a maior atenção para as recomendações da DGS.

Primeiro ventilador português entregue na Casa de Saúde da Boavista no Porto.

O primeiro ventilador português, Atena, começou a chegar aos hospitais e a SIC acompanhou em exclusivo a entrega na Casa de Saúde da Boavista no Porto.

Tudo o que quer saber sobre a Hidroxicloroquina

O uso de (hidroxi)cloroquina não está comprovadamente recomendado na COVID-19 e o seu uso deve ser sempre indicado por médico especialista e sob apertado controlo e monitorização de potenciais efeitos laterais adversos.

Como ficam as rotinas do sono durante o confinamento?

Mariana Simões de Almeida, Psicóloga na Casa de Saúde da Boavista, no programa "Filhos & Cadilhos" no Porto Canal.

Estratégias para reduzir a necessidade de transfusões em cirurgia cardíaca

Estas estratégias consistem numa abordagem multidisciplinar com o objectivo de racionalizar e minimizar a utilização de transfusões sanguíneas e outros hemoderivados na prática clínica.

Incerteza e medo em tempo de COVID-19: filhos ansiosos, pais aflitos

Este contexto relaciona-se com sentimento de impotência, medo, saudades da rotina, falta dos jogos ao ar livre, aborrecimento e isolamento social vivido como prolongado, e separação das figuras de referência, avós, professores, educadores e amigos.

Permaturidade – Seguimento e prognóstico

Tem havido um aumento drástico na sobrevivência e no prognóstico global dos bebés prematuros nas últimas décadas. No entanto, problemas como o atraso no desenvolvimento, paralisia cerebral, problemas visuais e auditivos, défice de atenção e hiperatividade, e distúrbios de aprendizagem ainda ocorrem com mais frequência nestes recém-nascidos.

Glândulas Salivares: Que rumo?

Em mês de aniversário “redondo”, Dr. Tiago Fonseca, médico na Casa de Saúde da Boavista, é entrevistado pelo “O Jornal Dentistry”.

Dia Nacional de luta contra a obesidade

A pensar em si neste Dia Nacional de Luta contra a Obesidade, decidimos compilar alguns dos artigos publicados sobre o tema na CSB 360. Com eles oferecemos o nosso contributo à celebração desta data.

Dia Internacional do Enfermeiro

Muito Obrigado a todos os profissionais de enfermagem, particularmente da Casa de Saúde da Boavista.

Cirurgia em tempo de Covid-19. Será seguro?

Para minimizar este potencial veículo de transmissão, deverão ser tomadas medidas concretas, além das já estipuladas de rastreio triplo negativo.

Complicações da Prematuridade

Quanto maior a prematuridade, maior a imaturidade e maior a probabilidade de internamentos mais longos e de existirem complicações relacionadas.

Covid-19 e obesidade: o encontro de duas pandemias

Esta pandemia – Covid-19 – torna-se especialmente grave para pacientes que apresentam uma variedade de outras doenças crónicas, diretamente relacionadas com a obesidade. Ou seja, uma nova pandemia, com potencial de se agravar em pacientes que sofrem de uma outra pandemia mais antiga, crónica, multifatorial e insidiosa.

Dependências III

O consumo de substâncias psicoativas está relacionado com o prazer e a socialização, mas também com o risco de intoxicação e de dependência. O tempo para se chegar a esse estado depende do potencial aditivo das substâncias e de condições genéticas e psicológicas de cada sujeito.

Cuidar de um bebé em tempos de pandemia

Se alguém em sua casa se sentir doente, mesmo com sintomas ligeiros, afaste o bebé, coloque-o noutra divisão e não permita o contacto com o doente. Contacte o seu médico, a linha Saúde 24 (808 24 24 24) ou a linha de apoio do seu Centro de Saúde.

O Coronavírus e a Criança

Se o seu filho foi exposto a COVID 19, ou está preocupado com os sintomas que ele apresenta, telefone ao seu pediatra, antes de recorrer a serviço de urgência ou a consulta.

Artigo publicado pelo Prof. Maia Gonçalves no Journal of Clinical Research and Bioethics.

"Testing for SARS-CoV-2 portuguese experience: clinical, ethical and economical perspectives"

A prematuridade

Um bebé é considerado prematuro, ou de pré-termo, quando nasce antes das 37 semanas de idade gestacional, sendo prematuridade extrema se nascer com menos de 28 semanas; moderada, entre as 28 e as 32 semanas; tardia, depois das 33 semanas.

Alimentar em Tempo de Incerteza

Há alturas em que parece que a vida fica em suspenso, tempos incerteza, de incógnita e de imprevisão. Há fases em que tudo passa a ser pensado e planeado para depois de um “quando” – «Quando tudo isto passar.»

COVID-19: O que a grávida deve saber…

As recomendações para as grávidas são semelhantes às da população em geral, podendo ser encontradas detalhadas no site da DGS. É fundamental uma boa e frequente higiene das mãos com água e sabão, ou com solução de base alcoólica.

Ecografia obstétrica | indicações e limitações

A ecografia é um exame médico que permite a aquisição de imagens em tempo real, através de ultrassons, isto é, ondas sonoras com uma frequência muito superior àquela que o ouvido humano consegue perceber.

Vacinas em tempo de pandemia

Em tempo de pandemia, a DGS considera prioritária a vacinação das crianças até aos 12 meses de idade, das crianças com vacinas em atraso, das crianças com risco de tuberculose grave, de doentes crónicos e de outros grupos de risco...

Um Outro Mundo em Casa

O mundo que corre sempre freneticamente foi obrigado a proteger-se dentro de casa. E quando, por um segundo, ainda estávamos a imaginar como seria parar de correr, a maratona cedo começou fazendo-nos correr outra vez, só que agora, num espaço bem mais pequeno.

Viajar em tempos de COVID-19

Se desenvolver sintomas como febre, tosse ou dificuldade respiratória após regressar de viagem de um país afectado não se deve deslocar aos serviços de saúde mas sim contactar a linha SNS 24 pelo número 808 24 24 24.

“O novo papel da mulher na actualidade“ – Porto Canal

Andreia Montenegro, psicóloga na Casa de Saúde da Boavista, no programa “Consultório” no Porto Canal.

1ª Conferência sobre Saúde e Desporto “ A VIDA A CORRER”

07 de março, das 09h30 às 13h00, na Porto Business School.

Descobri que a minha filha é celíaca. E agora?

Pois…. Afinal aqueles vómitos matinais e as dores de barriga não eram teatro para não ir para a escola!

O CORPO TEM MEMÓRIA

O corpo guarda as memórias emocionais. Todas. Ao longo da nossa existência, atravessamos necessariamente situações difíceis e, por conseguinte, dolorosas...

Consulta do Viajante, um passaporte para a saúde.

A Consulta do Viajante visa educar, sem alarmar, e munir os viajantes das ferramentas necessárias para uma viagem mais tranquila e gratificante.

Coronavirus – Actualização da informação disponível

A atitude deve continuar a ser de atenção e vigilância, adoptando as medidas de prevenção de contágio.

Pediatria do Desenvolvimento – o que é?

O desenvolvimento da criança define-se como o conjunto de competências por meio das quais a criança interage com o meio que a rodeia...

Novo acesso à Casa de Saúde da Boavista

O acesso ao edifício clássico da Casa de Saúde da Boavista agora pode ser efetuado através da Rua Pedro Hispano e Rua das Constituição. Para isso basta contornar o quarteirão através da Rua Fernando Cabral. Simples.

Pediatria do Desenvolvimento – Uma nova valência disponível na CSB

A Pediatria do Desenvolvimento é o ramo da Pediatria que se dedica à avaliação e vigilância do desenvolvimento das crianças e dos jovens, com o objetivo de prevenir ou diagnosticar as suas perturbações, investigar as suas causas e propor o plano de intervenção.

OS VÍRUS, A CHINA E A PNEUMONIA

Recentemente, desde Dezembro de 2019, com provável origem na China, tem sido descrito um novo surto de pneumonia vírica, através do coronavírus.

QUANDO A VIDA DEPENDE DE UM LIKE…

Muitos jovens pautam a sua vida e avaliam-na pelo número de likes que recebem nas redes sociais. Este fenómeno da imagem nas redes sociais leva muitos jovens a extremos...

“OVERSHARING” – UM NOVO CONFLITO FAMILIAR

Cada vez há um maior número de jovens que pede aos pais para eliminarem fotos publicadas. O fenómeno de oversharing afeta 4 em cada 5 crianças, com tendência a aumentar.

“O meu filho não consegue dormir sozinho: como o ajudar?“ – Porto Canal

Mariana Simões de Almeida, Psicóloga na Casa de Saúde da Boavista, no programa "Filhos & Cadilhos" no Porto Canal.

Neuropediatria, uma nova valência na Casa de Saúde da Boavista.

Vem integrar e complementar os serviços oferecidos pela Clínica Pediátrica da Casa de Saúde da Boavista.

Será epilepsia?

Quando uma criança ou adolescente tem um episódio não habitual ou bizarro, surge muitas vezes a suspeita de epilepsia.

Dia mundial da diabetes

O Dia Mundial da Diabetes é celebrado anualmente a 14 de novembro. Esta celebração foi criada em 1991 pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS) com o objetivo de consciencializar as pessoas sobre a problemática da diabetes.

Broncoscopia. O que é?

Na suspeita de doença pulmonar, a decisão de efetuar uma broncoscopia coloca-se sempre que haja suspeita de uma alteração passível de ser confirmada pela visualização da árvore brônquica.

Vacinas Pneumocócicas

A vacina pneumocócica é o principal meio de proteção contra a doença pneumocócica grave e a sua utilização, de acordo com as normas, deve ser amplamente difundida.

Epidemiologia das Pneumonias

Há 4 grandes grupos de Pneumonias: A do indivíduo previamente saudável, a do indivíduo com defesas debilitadas, a adquirida na comunidade e a adquirida em meio hospitalar. Atualmente, fala-se de um novo grupo que está associado aos cuidados de saúde extra-hospitalar.

Pneumonia – Sinais de alarme

O termo pneumonia refere-se a uma infeção do parênquima pulmonar, que pode ser causada por um conjunto de microrganismos que incluem bactérias, fungos, vírus ou parasitas.

Lesões do joelho: os desportistas recuperam mais rápido?

Os atletas recuperam mais rápido do que as outras pessoas, após uma lesão ou cirurgia? Esta é uma das questões mais frequentemente colocadas pelos doentes. Será isto verdade?

Mas o que é, afinal, um sopro cardíaco?

Muitos pais ficam preocupados quando o médico, ao auscultar o coração do seu filho, lhes diz que a criança tem um sopro.

SOMOS A ÚLTIMA BOLACHA DO PACOTE

A nova mesa está posta. Dela farão parte todos nós, os que nos achamos as “últimas bolachas do pacote” e que simplesmente, não querermos mais pacotes de bolachas.

TENHO EXCESSO DE PESO… SERÁ A CIRURGIA DA OBESIDADE O INDICADO PARA MIM?

É frequente ouvirmos pessoas dizerem que têm excesso de peso, mas que, com certeza, a cirurgia de obesidade não será para eles, pois não têm peso em excesso suficiente para serem operados.

Sundowning – o que é e o que o provoca.

As pessoas com Demência podem tornar-se mais confusas, inquietas ou inseguras, ao final da tarde ou início da noite. O impacto deste fenómeno pode ser muito complicado para quem cuida e constitui um dos motivos associados a uma maior institucionalização de doentes idosos com demência.

Dia Mundial da Osteoporose

Dr. Francisco Serdoura, médico ortopedista e Sub-Director Clínico da Casa de Saúde da Boavista, esteve na edição deste domingo do Bom Dia Portugal a comentar a osteoporose em Portugal.

Novas instalações Clínica Pediátrica CSB

Após dois anos em instalações provisórias, a nova Clínica Pediátrica da CSB dispõe de áreas modernas, práticas e confortáveis, dedicadas especificamente às crianças e aos adolescentes.

Resultados a longo prazo da cirurgia de obesidade

A cirurgia não é um milagre, é, sim, uma ajuda fundamental neste processo complexo, que é a perda de peso e a sua manutenção ao longo do tempo...

Unilabs, uma química que nos une.

A Casa de Saúde da Boavista é uma das unidades onde a Unilabs está presente através das antigas marcas SMIC e Cardioteste que agora passam a ter a nova imagem e identidade Unilabs.

Benefícios endócrinos da amamentação para mãe e filho

O leite materno é a fonte nutricional ideal nos primeiros 6 meses de vida, uma vez que contém todos os nutrientes necessários ao desenvolvimento do recém-nascido e lactente...

O que acontece ao seu corpo com o calor intenso.

A temperatura corporal é controlada pelos núcleos cerebrais hipotalâmicos, através de um complexo equilíbrio entre a produção e a dissipação de calor.

O calor intenso e a sua saúde

A exposição a períodos de calor intenso, durante vários dias consecutivos constitui uma agressão para o organismo, podendo conduzir à desidratação e ao agravamento de doenças crónicas.

As crianças devem usar óculos de sol?

Os óculos de sol cumprem simultaneamente duas funções, reduzir o excesso de luz que entra nos olhos e, simultaneamente, impedir a entrada de radiação ultravioleta.

7ª Declaração de Villarceux

A visão e empenho dos Millennials para com o Sistema Alimentar
Euro-Med Summer Campus 2019 | Plataforma Internacional Eating City