Consulta de Rastreio Visual Infantil

com Plusoptix®

HORÁRIOS

2ª feira – 9h00 às 12h00
4ªfeira – 14h30 às 21h00
6ª feira – 17h00 às 21h00

Os problemas que interferem na visão são frequentes na infância, atingem cerca de 2 a 5% das crianças e podem influenciar negativamente o desenvolvimento físico e cognitivo.

A sua deteção precoce permite um sucesso do tratamento que chega aos 100%. Se até há pouco tempo estes diagnósticos se faziam maioritariamente através da avaliação da acuidade visual a partir dos 3-4 anos (implicando uma colaboração da criança) eles são agora passíveis de deteção precoce, a partir dos 6-12 meses de idade, através do uso de autorefractómetros. Aos 12 meses (idade ideal para rastreio) já é possível obter a colaboração do bebé para a medição fiável de um defeito refrativo (miopia, hipermetropia, astigmatismo) e avaliação de um estrabismo, ambos causas “major” de ambliopia ou “olho preguiçoso”.

Para isso existe na Casa de Saúde da Boavista, fruto da colaboração entre a Clinica de Microcirurgia Ocular e a Clínica Pediátrica, uma Consulta de Rastreio Visual Infantil, realizada por oftalmologistas com vocação pediátrica, utilizando um autorefractómetro portátil binocular (PLUSOPTIX), 3 dias por semana mediante marcação prévia, aberta a qualquer criança entre os 1 e os 3 anos. O exame realizado é muito simples e fiável, rastreando aqueles bebés com alterações que deverão então ser submetidos a uma consulta de oftalmologia mais detalhada. A partir dos 3 anos de idade é recomendada a realização de uma consulta de oftalmologia convencional, com avaliação da acuidade visual e fundoscopia.

O Plusoptix® é um autorefractómetro portátil e binocular.
As imagens são captadas num ambiente com pouca luz, mas não às escuras.
O aparelho emite um som engraçado que facilmente capta a atenção da criança, passando esta a dirigir o olhar para o aparelho. Assim, exigindo uma colaboração mínima, o Plusoptix dá em segundos, uma medida fiável e reprodutível do estado refrativo dos olhos da criança, da estabilidade da fixação de um objeto e do alinhamento dos eixos visuais.

A idade ideal são os 12 meses. Pode ser feito entre os 1 e 3 anos. A partir dos 3 anos de idade é recomendada a realização de uma consulta de oftalmologia convencional, com avaliação da acuidade visual e fundoscopia.