HORÁRIO

2ª a 6ª feira
9h00 às 21h00

CONTACTOS

Telf.:+ 351 22 833 90 60

O que é a Medicina Sexual

A Medicina Sexual é uma área do conhecimento científico que engloba todos os domínios da sexualidade em ambos os sexos e pretende que as pessoas vivam a sua sexualidade de forma plena, segura e satisfatória. Abrange os aspetos médicos dos assuntos sexológicos e os aspetos sexológicos dos assuntos médicos.

A Clínica de Medicina Sexual da Casa de Saúde da Boavista, tem como principais objetivos a avaliação, diagnóstico e tratamento de disfunções sexuais, num modelo colaboracionista e de partilha constante entre as diferentes especialidades envolvidas, nomeadamente Ginecologia/Obstetrícia, Urologia/Andrologia e Psiquiatria/Sexologia Clínica.

A formação específica em Medicina Sexual e Sexologia Clínica é, sem dúvida, uma mais-valia para a abordagem de doentes com patologias do foro ginecológico, urológico e psiquiátrico com potencial impacto na função sexual. Uma compreensão aprofundada da anatomia, dos processos fisiológicos e psicológicos associados ao ciclo de resposta sexual, assim como a avaliação e intervenções terapêuticas diferenciadas das várias disfunções sexuais masculinas e femininas fazem com que a realização de uma Consulta Multidisciplinar de Medicina Sexual por uma equipa com tais competências seja absolutamente fundamental.

Disfunções Sexuais Femininas

As disfunções sexuais femininas têm vários fatores etiológicos, nomeadamente biológicos, psicológicos e socioculturais, sendo que, frequentemente, estes se sobrepõem. É, portanto, frequente na mulher a coexistência de vários diagnósticos e com diversas etiologias.

O Médico Ginecologista desempenha um importante papel como agente promotor da saúde sexual, acompanhando as mulheres ao longo das diferentes fases da vida. Assim, a abordagem da temática da sexualidade poderá ser determinante na qualidade da vida da mulher em momentos tão diversos como o aconselhamento do método contracetivo, a gravidez, o pós-parto e a menopausa.

Na consulta de Ginecologia serão avaliados os diferentes fatores biológicos e orgânicos que podem estar na base do problema ou disfunção sexual, ou que podem contribuir para a sua perpetuação. É uma consulta dirigida a todas as mulheres com problemas do foro sexual.

› Desejo sexual hipoativo
› Distúrbios da excitação sexual / diminuição da lubrificação vaginal
› Distúrbios orgásmicos
› Vaginismo
› Dispareunia (dor nas relações sexuais)
› Dor vulvar
› Dor pélvica crónica
› Oncossexologia (cancro e sexualidade)

Disfunções Sexuais Masculinas

Disfunções sexuais masculinas tratam-se de patologias que interferem na saúde e no prazer sexual do doente e/ou parceiro. Apresentam uma elevada prevalência na população masculina, podendo ocorrer em qualquer faixa etária, e habitualmente têm um forte impacto social e na qualidade de vida dos doentes.

As patologias do foro sexual podem ter etiologias orgânicas (alterações anatómicas, neurovasculares, hormonais…) e/ou psicológicas, e podem ser o primeiro sintoma de doença sistémica, nomeadamente de doença cardiovascular. Assim, é importante que as disfunções sexuais sejam diagnosticadas e tratadas independentemente da idade, existindo atualmente terapêuticas eficazes para diversas patologias.

A Consulta de Urologia/Andrologia visa a avaliação, diagnóstico e terapêutica médica ou cirúrgica das disfunções sexuais e infertilidade masculina.

› Desejo sexual hipoativo
› Disfunção erétil
› Curvatura peniana / Doença de La Peyronie
› Ejaculação prematura / outros distúrbios ejaculatórios
› Distúrbios orgásmicos
› Infertilidade (avaliação do fator masculino)
› Alterações dos genitais externos (fimose, alterações escrotais/testiculares, varicocele…)
› Patologia infeciosa (balanite, orquiepididimite, prostatite, infeção por HPV)
› Dor genital / Dor pélvica crónica
› Hiperplasia benigna da próstata / prostatite crónica
› Incontinência urinária
› Oncossexologia (cancro e sexualidade)

Sexologia Clínica

A Consulta de Sexologia Clínica pretende dar apoio a todos os domínios da sexualidade humana. Independentemente dos problemas sexuais terem causa física ou psicológica, está demonstrado que o apoio psicoterapêutico melhora a resolução das mais diversas disfunções sexuais femininas e masculinas. 

Nesta Consulta é essencial a compreensão do indivíduo como um todo, da sua história de vida e educação, das suas ideias e crenças em relação à sexualidade e dos possíveis problemas com os seus companheiros.

Na abordagem destes problemas sexuais são utilizadas técnicas baseadas nas teorias do condicionamento e de aprendizagem (terapia cognitivo-comportamental) e, complementarmente, avaliados e abordados conflitos internos e relacionais.

› Preocupações ou dúvidas relacionadas com intimidade sexual, orientação sexual ou identidade de género
› Perturbações do desejo sexual
› Perturbações da excitação sexual
› Disfunção erétil de causa psicogénica
› Disfunções ejaculatórias (ejaculação prematura, ejaculação retardada/anejaculação, outros distúrbios da ejaculação)
› Disfunções orgásmicas
› Perturbações associadas a dor durante o ato sexual

A nossa equipa
de especialistas

Drª Ana Samico

› SEXOLOGIA CLÍNICA


› 4ª feira – 9h00 às 13h00

Drª Andrea Quintas

› GINECOLOGIA / OBSTETRÍCIA


› 3ª feira – 9h00 às 13h00

Drª Maria José Freire

› UROLOGIA E ANDROLOGIA


› 3ª feira – 9h00 às 13h00

Dr. Nuno Trovão

› PSIQUIATRIA


› 6ª feira – 8h30 às 13h00

Como chegar

  • Automóvel

    Acesso pela Via de Cintura Interna (VCI), A28, Constituição, R. Pedro Hispano e R. Central de Francos.

    › Rua Pedro Hispano, 923
    GPS -923 N 41.16452º – W 8.63188º

  • Autocarros STCP

    202 – Lóios / Castelo do Queijo
    208 – Sá da Bandeira / Aldoar
    501 – Sá da Bandeira / Matosinhos (Praia)
    507 – Cordoaria / Leça da Palmeira
    601 – Cordoaria / Aeroporto

  • METRO

    Estação Francos
    Linha A Azul
    Linha B Vermelha
    Linha C Verde
    Linha E Violeta
    Linha F Laranja

  • TÁXIS

    Existe uma paragem de Táxis junto à entrada do ATENDIMENTO URGENTE 24.