HORÁRIO DE ATENDIMENTO

2ª a 6ª-feira
09.00h às 21.00h

Clínica Pediátrica da Casa de Saúde da Boavista

A Clínica Pediátrica da CSB dispõe de áreas modernas, práticas e confortáveis, dedicadas especificamente às crianças e aos adolescentes.
Através da escolha de um Pediatra Assistente, que, em equipa com pais e família, cumpre um plano de estreito acompanhamento e vigilância da saúde da criança, mantemos a filosofia da máxima personalização.

Integrada numa instituição com mais de 75 anos de história hospitalar na cidade do Porto, a Clinica Pediátrica da Casa de Saúde da Boavista conta com profissionais experientes, proporcionando uma continuidade de atendimento do nascimento à vida adulta.

A Clínica Pediátrica disponibiliza consultas programadas, de rotina e seguimento, consultas de marcação urgente, para observação rápida da criança em situação de doença aguda e consultas pediátricas pré-natais, para que o novo bebé chegue e cresça com toda a confiança.

Contamos, como sempre, com o apoio multidisciplinar de um conjunto de profissionais experientes e dedicados a esta faixa etária, nos domínios da Cirurgia Pediátrica, Cardiologia Pediátrica, Dermatologia, Fisiatria, Pedopsiquiatria, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Ortopedia, Psicologia, Consulta do Sono do Bebé e da Criança, Nutrição e Terapia da Fala.

Porque é de pequenino que se deve promover a saúde, estaremos sempre aqui, disponíveis para ajudar, prevenir e tratar.

DISPONIBILIZAMOS PARA SI

Destinadas à vigilância da saúde da criança, sob marcação atempada para o pediatra assistente.

Reservadas a situações inesperadas, sob marcação urgente (adequada ao nível de cuidados requeridos) para o pediatra assistente ou outro profissional disponível.

A realizar pelo pediatra durante a gravidez, entre as 32-35 semanas de gestação, sob marcação.

Pode marcar online as suas consultas aqui e exames aqui .

ESPECIALIDADES MÉDICAS

E RESPECTIVA EQUIPA MÉDICA

“Há sempre um momento na infância em que uma porta se abre e deixa entrar o futuro”

Graham Greene

A Pediatria é a especialidade médica que ajuda a que o presente de cada criança seja a base de um futuro saudável e feliz. 
Para além do diagnóstico e tratamento das doenças agudas e crónicas, o papel preventivo da Pediatria é da maior importância na manutenção da saúde e do bem estar físico, psíquico e social dos mais jovens.

A nossa equipa de especialistas


Dra. Alexandra Almeida

› Cuidados Intensivos Neonatais
› Desenvolvimento Infantil
› Pediatria Ambulatória



Dra. Ana Cristina Freitas

› Neonatologia
› Pneumologia pediátrica



Dr. Francisco Bianchi Aguiar



Dra. Georgeta Oliveira

› Alergologia Pediatrica



Profª. Hercília Guimarães

› Pediatria



Dr. João Luis Barreira

› Enurese e Incontinência Urinária na Criança
› Nefrologia Pediátrica
› Infecciologia Pediátrica



Dra. Laurentina Cavadas



Dr. Pedro Araújo Jorge



Dr. Rui Carolino



Dra. Sofia Aroso

› Pediatria ambulatória
› Gastrenterologia pediátrica



Dr. Vitor Costa

› Oncologia Pediátrica

A consulta de Alergologia Pediatrica é realizada por um médico pediatra com diferenciação em Alergologia Pediátrica e visa a investigação, prevenção e tratamento das doenças do foro alérgico das crianças e adolescentes tais como asma, rinite, conjuntivite, eczema atópico, urticária, alergia alimentar, alergia medicamentosa, alergia a picada de insectos, entre outras.

Equipa médica


Dra. Georgeta Oliveira

Equipa médica


Dr. Carlos Enes

› Cirurgia geral Infantil com especial diferenciação em Cirurgia laparoscópica, Neonatal, Digestiva, Urológica, Plástica e Bariátrica



Dr. Helder R. Morgado



Dr. José Luis de Carvalho

› Gastroenterológica
› Oncologia Pediátrica


A Dermatologia Pediátrica está dedicada às diversas dermatoses do recém-nascido e lactente, à criança e ao adolescente, tendo em conta as particularidades da pele nestes grupos etários. Destacam-se pela sua frequência os “sinais” congénitos ou adquiridos, o eczema atópico e seborreico, a acne, vitiligo, psoríase e alopecia areata, bem como as infeções cutâneas; piodermites, moluscos contagiosos, verrugas víricas, entre outras.

Equipa médica


Prof. Sofia Magina

O médico fisiatra é responsável pelo diagnóstico clínico e funcional, e pela elaboração de um plano de reabilitação individualizado, que tenha em conta as características próprias da criança ligadas ao seu desenvolvimento e as especificidades inerentes à sua situação clínica.

A criança não é um adulto em miniatura e tem necessidades específicas para o seu processo de reabilitação.

O Fisiatra diferenciado em Reabilitação Pediátrica tem formação específica para seguimento das doenças incapacitantes mais frequentes em idade pediátrica, como:
› Paralisia Cerebral
› Espinha Bífida
› Disfunção vesico-esfincteriana
› Paralisia Obstétrica do plexo braquial
› Doenças Neuromusculares
› Atraso do Desenvolvimento Psicomotor
› Amputação congénita ou adquirida
› Atraso/Perturbação do desenvolvimento da linguagem e fala
› Patologia do foro respiratório aguda ou crónica
› Patologia músculo-esquelética
› Dor crónica pediátrica

Equipa médica


Dra. Rosa Amorim

Em desenvolvimento. Brevemente mais informações.

A Neuropediatria é, desde 1996, uma subespecialidade reconhecida pela Ordem dos Médicos. A sua autonomia é justificada não só pela prevalência das manifestações neurológicas em idade pediátrica, mas também pela especificidade de patologias que ocorrem num sistema nervoso imaturo e em desenvolvimento, desde a vida fetal até à adolescência.
Nos últimos anos, a Neuropediatria tem assistido a avanços notórios, a par da evolução em áreas como a Genética, a Neuro imagem e a Imunologia.

Áreas de intervenção do Neuropediatra
O Neuropediatra assegura a prestação de cuidados de saúde diferenciados à população pediátrica, dos 0 aos 18 anos, com problemas neurológicos, tais como, cefaleias, epilepsia, crises febris, tiques, alterações do sono, paralisia cerebral, perturbação do desenvolvimento intelectual, perturbação de hiperatividade e défice de atenção, doenças cerebrovasculares, infeções do sistema nervoso central, doenças musculares, malformações congénitas e doenças degenerativas do sistema nervoso central e periférico.

O Neuropediatra desenvolve a sua atividade num contacto estreito com outras áreas médicas e médico-cirúrgicas, designadamente Pediatria, Neurologia, Neurorradiologia, Genética, Medicina Física e Reabilitação, Ortopedia, Pedopsiquiatria, Desenvolvimento, Cardiologia Pediátrica, Neurocirurgia e Medicina Nuclear, assim como com áreas não médicas, em particular Psicologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Terapia de Fala e Nutrição.

Equipa médica


Dra. Mafalda Sampaio

Os olhos e a visão na criança estão sujeitos a vários problemas, muitos deles específicos desta faixa etária. 5 a 7% das crianças com idade inferior a 5 anos têm defeitos refrativos significativos e essa percentagem aumenta com a idade.
O oftalmologista pediátrico é um especialista em Oftalmologia com treino específico na patologia ocular da criança e nas especificidades do seu desenvolvimento visual, acompanhando-a do nascimento até à idade adulta.

A nossa equipa de especialistas


Dr. Paulo Vale

› Oftalmologia Pediátrica e Estrabismo
› Cirurgia Refrativa
› Miopia, astigmatismo e hipermetropia


Dr. José Alberto Lemos

› Oftalmologia Pediátrica e Estrabismo
› Neuroftalmologia
› Oculoplástica


O corpo clínico de Otorrinolaringologia da Clínica Pediátrica tem dos médicos com mais larga experiência e competência para a resolução das mais variadas e raras doenças desta área, como é evidenciado pelos seus currículos profissionais. As patologias agudas, no entanto, são habitualmente tratadas pela própria pediatria médica.

Conheça aqui a nossa equipa de profissionais.

A Ortopedia Infantil é a área da ortopedia dirigida à prevenção e tratamento das doenças músculo-esqueléticas da criança e do adolescente.

A observação das crianças por um ortopedista infantil é recomendada porque, por um lado, aquilo que muitas vezes se pensa serem problemas, são apenas variações do crescimento que irão modificar-se com o passar do tempo. O ortopedista pediátrico é capaz de identificar estas situações evitando assim “tratamentos” desnecessários. Por outro lado, porque as crianças ainda estão em crescimento, e a sua resposta à doença é muito diferente daquela que seria de esperar num adulto. Para a mesma condição, a abordagem, a avaliação e o tratamento da criança são diferentes do que habitualmente se faz num adulto.

Os problemas mais frequentemente abrangidos pela Ortopedia Infantil são: deformidades dos membros e da coluna vertebral, presentes desde o nascimento ou que se desenvolvem à medida que a criança cresce (pé boto, escoliose, diferenças de comprimento e anomalias do eixo dos membros inferiores); anomalias da marcha (claudicação); traumatismos (fracturas, luxações); infecções e tumores ósseos e articulares.

A nossa equipa de especialistas


Prof. Gilberto Costa



Dr. Nuno Alegrete

› Ortopedia Infantil
› Pé boto
› Fractura ossos – criança
› Pé chato

A Pediatria do Desenvolvimento é o ramo da Pediatria que se dedica à avaliação e vigilância do desenvolvimento das crianças e dos jovens, com o objetivo de prevenir ou diagnosticar as suas perturbações, investigar as suas causas e propor o plano de intervenção.

O desenvolvimento da criança define-se como o conjunto de competências por meio das quais a criança interage com o meio que a rodeia, numa perspetiva dinâmica e transacional, de acordo com a sua idade, o seu grau de maturação, os seus fatores biológicos intrínsecos e os estímulos que recebe do ambiente. A prevalência das Perturbações do Desenvolvimento, em idade pediátrica e nos países desenvolvidos, varia entre 10 e 20%.
O Pediatra do Desenvolvimento valoriza as preocupações da família e dos outros profissionais, observa, avalia e, em colaboração com os pais e diálogo com outros profissionais (médicos, terapeutas, psicólogos e educadores/professores), traça o plano intervenção.

  • As Perturbações do Desenvolvimento, incluem, entre outras:
  • Atrasos globais do desenvolvimento;
  • Alterações motoras, como, por exemplo, a paralisia cerebral e perturbação da coordenação motora;
  • Perturbações da fala e/ou da linguagem;
  • Défices Intelectuais;
  • Perturbações do espetro do autismo;
  • Perturbações do comportamento, como seja a perturbação de hiperatividade com défice de atenção, o comportamento de oposição;
  • Alterações emocionais;
  • Perturbações da aprendizagem, como dislexia, disgrafia, discalculia;
  • Défices sensoriais como a surdez, a cegueira, a disfunção da integração sensorial.

Equipa médica


Dra. Fátima Bessa

A Pedopsiquiatria, ou mais precisamente Psiquiatria da Infância e da Adolescência, é uma especialidade médica autónoma que assegura a prestação de cuidados diferenciados na área da Saúde Mental à população de idade pediátrica, isto é, dos zero aos dezoito anos.
Prevenção, diagnóstico e tratamento de problemas mentais, emocionais e comportamentais nas crianças e nos adolescentes. Sempre com as famílias.
Saiba mais aqui.

Equipa médica


Dra. Inês Guerra Aguiar

Em desenvolvimento. Brevemente mais informações.

A Nutrição Pediátrica pretende proporcionar às crianças e/ou adolescente uma alimentação equilibrada, completa e variada através de um estilo de vida saudável. As consultas não são apenas dirigidas às crianças e/ou adolescentes, mas também a todos aqueles que fazem parte do seu agregado familiar, de forma a contribuir para uma (re)educação alimentar.

Equipa médica


Dra. Catarina Pereira Silva

O desenvolvimento da criança envolve diversos componentes entre os quais se destacam o crescimento físico, o desenvolvimento cognitivo, a maturação psicológica e emocional e a adaptação social.
A consulta de psicologia infantil integra todos estes componentes e dedica-se à prevenção, diagnóstico e tratamento de perturbações emocionais e/ou comportamentais, destinando-se a a crianças, adolescentes e pais com problemas tais como:
• Dificuldades de aprendizagem
• Hiperactividade e Défice de Atenção
• Depressão
• Medos e ansiedade
• Isolamento e dificuldades de relacionamento
• Problemas de comportamento (birras, agressividade, comportamento desafiante)
• Problemas de desenvolvimento (atrasos psicomotores, linguísticos, etc).
• Perturbações alimentares
• Sono
• Parentalidade

Equipa médica


Drª. Mariana Simões Almeida



Drª. Vera Harry Leite

O Terapeuta da Fala é o profissional responsável pela prevenção, avaliação, diagnóstico, tratamento e estudo científico da comunicação humana e perturbações relacionadas ao nível da fala e da linguagem bem como alterações relacionadas com as funções auditiva, visual, cognitiva (incluindo aprendizagem), oro-muscular, respiração deglutição e voz.

Equipa médica


Dra. Maria da Paz


Em desenvolvimento. Brevemente mais informações.

Em desenvolvimento. Brevemente mais informações.

Em desenvolvimento. Brevemente mais informações.

Em desenvolvimento. Brevemente mais informações.

CONSULTAS ESPECIALIZADAS

DISPONÍVEIS NA CLÍNICA PEDIATRICA CSB

A Reabilitação Pediátrica é uma subespecialidade da Medicina Física e Reabilitação que tem como principais objetivos a habilitação e reabilitação da criança e do adolescente com deficiência motora ou multideficiência.

A incapacidade na criança é atualmente definida como a redução crónica na capacidade de participar nas atividades normais das crianças com a mesma idade. A reabilitação pediátrica é efetuada por uma equipa multidisciplinar constituída por médico fisiatra, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, terapeuta da fala, entre outros profissionais, sendo a sua abordagem centrada na criança e na família.

A criança não é um adulto em miniatura e tem necessidades específicas para o seu processo de reabilitação.

Promover a participação da criança com deficiência nas atividades adequadas para a sua idade de forma a melhorar a sua qualidade de vida é o objetivo primordial da equipa de reabilitação pediátrica.


SAIBA MAIS SOBRE A NOSSA CONSULTA ESPECIALIZADA DE FISIATRIA E REABILITAÇÃO PEDIÁTRICA AQUI.

A Clínica Pediátrica da Casa de Saúde da Boavista disponibiliza uma consulta de pediatria durante a gravidez, realizada idealmente entre a 32 e 35 semanas de gestação ou seja, cerca de um mês antes da data prevista para o nascimento do bebé.
Esta consulta é o momento ideal para que pais e pediatra se conheçam, conversem e possam iniciar a relação de confiança desejada para o futuro do bebé. É também uma oportunidade para conhecer o funcionamento e especialidades médicas pediátricas disponibilizadas pela nossa clínica.
Nesta consulta recolhemos informação relevante sobre a saúde dos pais, da família e da gravidez, esclarecemos dúvidas que desde cedo vão surgindo nos futuros pais, abordamos temas práticos relevantes para os primeiros meses e fornecemos conselhos para que o início da vida do bebé seja encarada com calma e confiança.


Dra. Alexandra Almeida

› Cuidados Intensivos Neonatais
› Desenvolvimento Infantil
› Pediatria Ambulatória



Dra. Sofia Aroso

› Pediatria ambulatória
› Gastrenterologia pediátrica



Dr. Vitor Costa

› Oncologia Pediátrica

Melhorar os ritmos do sono de bebés e crianças e apoiar os pais nessa tarefa, é a função da Consulta do Sono da CSB.
Com uma abordagem que tem sempre em conta o bem estar emocional e que promove, o elo de segurança entre a criança e os seus cuidadores, a consulta do sono do bebé e da criança, tem o objectivo de resolução desta problemática.

Saiba mais aqui.

O rastreio auditivo do recém-nascido é hoje universalmente aceite como essencial em todas as crianças.
Geralmente não há qualquer indício de que um recém-nascido possa não ter audição. Mas a não deteção da surdez acarreta gravíssimos problemas no desenvolvimento das crianças afetadas. A rápida orientação destas crianças tem permitido, desde 2005, que as crianças nascidas na Casa de Saúde da Boavista, recebam os melhores cuidados também nesta área.
Saiba mais aqui.

A consulta de Rastreio Visual Infantil é realizada por oftalmologistas com vocação pediátrica 3 dias por semana mediante marcação prévia, aberta a qualquer criança entre os 1 e os 3 anos. O exame realizado é muito simples e fiável, rastreando aqueles bebés com alterações que deverão então ser submetidos a uma consulta de oftalmologia mais detalhada.
Saiba mais aqui.

A consulta especializada de terapia da fala da Casa de Saúde da Boavista, consiste no desenvolvimento de actividades no âmbito da prevenção, avaliação e tratamento das perturbações da comunicação humana, englobando não só todas as funções associadas à compreensão e expressão da linguagem oral e escrita, mas também outras formas de comunicação não-verbal.
Saiba mais aqui.

Pretende receber a nossa newsletter CSB360º?

Irmãos, contrariedade de sentimentos

A relação entre irmãos carateriza-se pela contrariedade de sentimentos: amor versus raiva. Isto funciona como uma mola impulsionadora da aprendizagem, constituindo um marco importante na estrutura psicológica da criança, tanto ao nível psíquico como social, e deve ser encarado como um processo de crescimento natural, desde que não atinja proporções de agressividade perigosas.

Infeção congénita por citomegalovírus

Junho é o mês de consciencialização para a infeção congénita por citomegalovírus. Durante a gravidez, a infeção por CMV é particularmente problemática e de difícil diagnóstico passando geralmente despercebida na mãe. Felizmente, o bebé nem sempre é infetado, mas quando o é, um em cada cinco virá a ter consequências graves desta infeção ao longo da vida.

Usar chupeta? Chuchar no dedo?

" Olha, tão pequenino e que bem que mama na chupeta! A minha bebé prefere chuchar no dedo. Devemos deixar ou desincentivar? "

4 Motivos para crianças pequenas testarem limites

Nem sempre é fácil perceber por que motivo uma criança testa os limites. Por que razão aquele filho, que é tão amoroso, acerta com um brinquedo na mãe, mesmo no segundo em que a mãe acaba de lhe pedir para não o fazer.

Plano Nacional de Vacinação conta com mais três vacinas

Com a atenção do mundo na COVID-19, o nosso país continua a não descurar a saúde das crianças e adolescentes portugueses.

A importância do sono no regresso às aulas

Mariana Simões de Almeida, psicóloga na Casa de Saúde da Boavista, no programa “Filhos & Cadilhos” no Porto Canal.

Recomendações da Sociedade Portuguesa de Pediatria para o início do ano escolar 2020

A Clínica Pediátrica da Casa de Saúde da Boavista recomenda aos pais e encarregados de educação a leitura das recomendações da Sociedade Portuguesa de Pediatria para o início do ano escolar 2020.

Como ficam as rotinas do sono durante o confinamento?

Mariana Simões de Almeida, Psicóloga na Casa de Saúde da Boavista, no programa "Filhos & Cadilhos" no Porto Canal.

Incerteza e medo em tempo de COVID-19: filhos ansiosos, pais aflitos

Este contexto relaciona-se com sentimento de impotência, medo, saudades da rotina, falta dos jogos ao ar livre, aborrecimento e isolamento social vivido como prolongado, e separação das figuras de referência, avós, professores, educadores e amigos.

Permaturidade – Seguimento e prognóstico

Tem havido um aumento drástico na sobrevivência e no prognóstico global dos bebés prematuros nas últimas décadas. No entanto, problemas como o atraso no desenvolvimento, paralisia cerebral, problemas visuais e auditivos, défice de atenção e hiperatividade, e distúrbios de aprendizagem ainda ocorrem com mais frequência nestes recém-nascidos.

Cuidar de um bebé em tempos de pandemia

Se alguém em sua casa se sentir doente, mesmo com sintomas ligeiros, afaste o bebé, coloque-o noutra divisão e não permita o contacto com o doente. Contacte o seu médico, a linha Saúde 24 (808 24 24 24) ou a linha de apoio do seu Centro de Saúde.

O Coronavírus e a Criança

Se o seu filho foi exposto a COVID 19, ou está preocupado com os sintomas que ele apresenta, telefone ao seu pediatra, antes de recorrer a serviço de urgência ou a consulta.

A prematuridade

Um bebé é considerado prematuro, ou de pré-termo, quando nasce antes das 37 semanas de idade gestacional, sendo prematuridade extrema se nascer com menos de 28 semanas; moderada, entre as 28 e as 32 semanas; tardia, depois das 33 semanas.

Vacinas em tempo de pandemia

Em tempo de pandemia, a DGS considera prioritária a vacinação das crianças até aos 12 meses de idade, das crianças com vacinas em atraso, das crianças com risco de tuberculose grave, de doentes crónicos e de outros grupos de risco...

Um Outro Mundo em Casa

O mundo que corre sempre freneticamente foi obrigado a proteger-se dentro de casa. E quando, por um segundo, ainda estávamos a imaginar como seria parar de correr, a maratona cedo começou fazendo-nos correr outra vez, só que agora, num espaço bem mais pequeno.

Descobri que a minha filha é celíaca. E agora?

Pois…. Afinal aqueles vómitos matinais e as dores de barriga não eram teatro para não ir para a escola!

Pediatria do Desenvolvimento – o que é?

O desenvolvimento da criança define-se como o conjunto de competências por meio das quais a criança interage com o meio que a rodeia...

Pediatria do Desenvolvimento – Uma nova valência disponível na CSB

A Pediatria do Desenvolvimento é o ramo da Pediatria que se dedica à avaliação e vigilância do desenvolvimento das crianças e dos jovens, com o objetivo de prevenir ou diagnosticar as suas perturbações, investigar as suas causas e propor o plano de intervenção.

“OVERSHARING” – UM NOVO CONFLITO FAMILIAR

Cada vez há um maior número de jovens que pede aos pais para eliminarem fotos publicadas. O fenómeno de oversharing afeta 4 em cada 5 crianças, com tendência a aumentar.

“O meu filho não consegue dormir sozinho: como o ajudar?“ – Porto Canal

Mariana Simões de Almeida, Psicóloga na Casa de Saúde da Boavista, no programa "Filhos & Cadilhos" no Porto Canal.

Irmãos, contrariedade de sentimentos

A relação entre irmãos carateriza-se pela contrariedade de sentimentos: amor versus raiva. Isto funciona como uma mola impulsionadora da aprendizagem, constituindo um marco importante na estrutura psicológica da criança, tanto ao nível psíquico como social, e deve ser encarado como um processo de crescimento natural, desde que não atinja proporções de agressividade perigosas.

Infeção congénita por citomegalovírus

Junho é o mês de consciencialização para a infeção congénita por citomegalovírus. Durante a gravidez, a infeção por CMV é particularmente problemática e de difícil diagnóstico passando geralmente despercebida na mãe. Felizmente, o bebé nem sempre é infetado, mas quando o é, um em cada cinco virá a ter consequências graves desta infeção ao longo da vida.

COMO CHEGAR

  • Automóvel

    Acesso pela Via de Cintura Interna (VCI), A28, Constituição, R. Pedro Hispano e R. Central de Francos.

    SERVIÇO DE CONSULTA EXTERNA
    › Rua Pedro Hispano, 923
    GPS -923 N 41.16452º – W 8.63188º

  • Autocarros STCP

    202 – Lóios / Castelo do Queijo
    208 – Sá da Bandeira / Aldoar
    501 – Sá da Bandeira / Matosinhos (Praia)
    507 – Cordoaria / Leça da Palmeira
    601 – Cordoaria / Aeroporto

  • METRO

    Estação Francos
    Linha A Azul
    Linha B Vermelha
    Linha C Verde
    Linha E Violeta
    Linha F Laranja

  • TÁXIS

    Existe uma paragem de Táxis junto à entrada do ATENDIMENTO URGENTE 24.