Inchaço e peso progressivos nas pernas

Sinais precoces de doença venosa

O edema ou inchaço progressivo e mais marcado no final do dia, em especial se associado a dor e peso nas pernas, é um dos sinais mais precoces e importantes no diagnóstico de varizes, atingindo mais de 50% dos doentes acima dos 50 anos.

A insuficiência venosa, caracterizada por dilatação da parede das veias e consequente onda de refluxo, promove, ao contrário das veias normais, uma diminuição da drenagem do sangue das pernas e consequente aumento da pressão dentro das veias. Essa pressão aumentada, que pode atingir 100 milímetros de mercúrio no tornozelo, leva ao extravasamento de liquido pela parede dos vasos, resultando em inchaço progressivo e consequente peso e dor.

Em estádios iniciais da doença, não havendo muitas vezes varizes tronculares visíveis, há já insuficiência dos troncos venosos superficiais com os efeitos descritos. Essa fase é essencial o diagnóstico, onde o Eco-Doppler é fundamental, devendo ser feito por profissionais experientes no mapeamento das veias.

Como o diagnóstico, o tratamento precoce é essencial, para evitar progressão dos sintomas, da pigmentação da pele e do aparecimento de varizes tronculares. Permite ainda que o tratamento por técnicas avançadas e minimamente invasivas, como a Radiofrequência e o Laser, seja feita praticamente sem incisões na pele, garantindo um tratamento eficaz, seguro e com rápida recuperação.

Gostou do artigo?

Deixe-nos o seu email e receberá a nossa newsletter CSB360º
Uma compilação mensal dos artigos publicados no nosso site, para que não lhe escape nada.

Outras notícias CS Boavista