Como se vestir para uma entrevista de emprego – 1ª parte

Atender a uma entrevista de emprego é sempre uma altura de grande expectativa e de algum nervosismo, exigindo, por isso, alguma preparação da nossa parte.
Estarmos no nosso melhor, física, mentalmente e em termos de Imagem, pode elevar os nossos níveis de motivação e de confiança e ajudar‐nos a conseguir aquela posição que há tanto tempo desejamos.

E se o nosso currículo e recomendações já nos ajudaram a chegar até ali, o momento da entrevista é a altura ideal para exteriorizarmos todas as nossas valências positivas através da nossa aparência, do nosso comportamento e da nossa postura.

Assim, há alguns aspetos a que devemos prestar a máxima atenção antes, durante e após a entrevista.

ANTES DA ENTREVISTA
Quando pensamos naquilo que vamos usar no dia da entrevista, devemos ter sempre em conta o ambiente e a cultura da empresa ou do local de trabalho a que nos candidatamos.

É importante que nos saibamos adaptar ao estilo de vestir imposto (direta ou indiretamente) pela empresa, em vez de lhe tentarmos impor o nosso estilo pessoal.

Algumas questões que podem ajudar nesta fase:

› O local de trabalho para onde estou a concorrer tem dress code/ funiforme imposto? Qual é?

› O local de trabalho para onde estou a concorrer não tem dress code  imposto. Como se vestem na generalidade as pessoas que lá trabalham? E as pessoas que ocupam o mesmo cargo para o qual vou concorrer?

› O ambiente geral da empresa ou local de trabalho para onde estou a concorrer é formal, semi-­‐formal, casual?

› Quais são as cores dominantes na empresa? (a cor do logotipo, das farda, E g etc.)

› As senhoras andam maquilhadas? E os penteados como são?

› Os homens usam fato? Gravata?

Conhecer alguém que trabalhe na empresa, usar as redes sociais e profissionais, ou até mesmo visitar de forma informal o seu futuro local de trabalho poderá ser uma das formas de conseguir resposta às suas perguntas.

Depois, e partindo da resposta a estas perguntas, vamos procurar no nosso guarda roupa as peças que mais se adequam, em termos de forma, cor e feitio, nunca descurando aquelas que mais nos favorecem fisicamente, assim como os acessórios e complementos para as embelezar.

Fique atento à segunda parte do artigo e se tiver alguma questão não hesite em contactar a Clinica for happiness.

Gostou do artigo?

Deixe-nos o seu email e receberá a nossa newsletter CSB360º
Uma compilação mensal dos artigos publicados no nosso site, para que não lhe escape nada.

Outras notícias CS Boavista