Vou ser operado ao coração.

E agora?

Vai ser operado ao coração na Casa de Saúde da Boavista pela nossa equipa de cirurgia cardíaca. E agora? Quais os preparativos para a operação?

É natural que se sinta ansioso depois da decisão de se submeter à operação. Estas preocupações podem ser reduzidas desde que, perceba a necessidade da operação, que converse com a equipa cirúrgica e anestésica e que tenha as suas questões respondidas.

Como se processa o internamento?

Habitualmente, é internado no dia de manhã ou na véspera da cirurgia. O secretariado informa via telefónica a data de internamento e eventuais cuidados antes do internamento (por exemplo, poderá ter de suspender alguma medicação previamente). Será também informado da data e hora para efetuar o teste COVID-19 enquanto este for obrigatório na admissão.

Pode ficar internado comigo um familiar?

Sim. Desde que exista o acordo do seu cirurgião e o acompanhante cumpra as regras instituídas pela CSB, ver em www.csaudeboavista.com/contingencia-covid19/ .

O que posso levar comigo?

Deve preparar um saco com objetos pessoais, nomeadamente:
camisa de dormir ou pijama (de preferência pijama de casaco e calça em vez de camisola e calça), roupão, chinelos de quarto e chinelos de banho; produtos de higiene pessoal; telemóvel e computador.
Deve evitar ter as unhas pintadas e maquilhadas.
Deve trazer de casa a sua medicação habitual, bem como, eventuais exames que considere importantes ou que o médico tenha solicitado, assim como, informá-lo sobre possíveis alergias que tenha e operações que já tenha sido submetido.

Quem me virá visitar antes da operação?

A equipa cirúrgica e anestésica irá examiná-lo e discutirá consigo os detalhes da operação. A equipa de enfermagem colherá sangue para análises laboratoriais e colocará cateteres para administração de medicação pré-operatória. Também ela, será responsável por lhe explicar as técnicas de respiração que terá que realizar após a operação para uma melhor recuperação. Irá realizar um RX tórax e um eletrocardiograma.
Ser-lhe-á indicada a hora exata da cirurgia.

O que é preciso fazer para estar preparado para a operação?

Antes da operação, parte do seu corpo será rapada, sobretudo o peito. Ser-lhe-á pedido para tomar banho com uma solução antisética, que será fornecida pelos enfermeiros, para remover as bactérias da pele reduzindo, assim, o risco de infeções.

Deverá retirar todos os seus pertences pessoais como óculos, lentes de contacto, próteses dentárias, relógios, joias e dinheiro, e entrega-las aos seus familiares para serem guardados de forma segura. Irá vestir uma bata.

Deverá estar em jejum de 8 horas.

Na hora marcada para a cirurgia um auxiliar e um enfermeiro irão levá-lo para o Bloco Operatório onde será recebido pelo enfermeiro de anestesia e pelo anestesista que lhe dará medicamentos para adormecer e não sentir dor durante a cirurgia.

Quanto tempo demora a operação?

A cirurgia dura habitualmente duas a cinco horas. A sua duração depende do que for necessário fazer. Cada operação varia em complexidade, por isso, a duração da mesma apenas pode ser estimada.
O seu cirurgião dará uma previsão mais aproximada da duração da operação e combinará encontrar-se com os familiares no fim da cirurgia (ou, em tempo de pandemia, telefonar).

Quanto tempo estarei internado após a operação?

A média de dias de internamento desde que é operado, no nosso serviço é de 4-5 dias, podendo variar consoante a situação clínica de cada pessoa.

Gostou do artigo?

Deixe-nos o seu email e receberá a nossa newsletter CSB360º
Uma compilação mensal dos artigos publicados no nosso site, para que não lhe escape nada.

OUTROS ARTIGOS E NOTÍCIAS CSB360º