Tratamento de varizes – Perguntas frequentes.

Cirurgia Clássica de Varizes: passado ou presente?

A cirurgia clássica é, ainda hoje, um dos métodos mais utilizados para tratamento de varizes, em especial na presença de varizes superficiais, em condições clínicas e anatómicas específicas. É igualmente uma terapêutica auxiliar nas técnicas mais avançadas e minimamente invasivas para o tratamento de varizes, tal como a Radiofrequência, o Laser e a Cola biológica.

É, contudo, importante referir que, à semelhança da evolução tecnológica no tratamento não cirúrgico de varizes, a cirurgia clássica é hoje realizada recorrendo a gestos, materiais e fármacos específicos que a tornam também minimamente invasiva, permitindo uma recuperação rápida e resultados estéticos máximos.

Escleroterapia ou Secagem de Varizes: de que falamos?

A esclerose, ou secagem de varizes, como é designada mais frequentemente, é atualmente uma das técnicas mais utilizadas para tratamento de varizes, sobretudo nos pequenos raios ou derrames na pele. Recorrendo a uma substância específica na forma líquida ou na inovadora formação de espuma, através de uma microinjeção no trajeto varicoso, a secagem de varizes permite criar uma inflamação controlada do vaso, originando a sua reabsorção definitiva. São normalmente necessárias várias microinjeções por sessão, realizadas no consultório, para garantir ótimos resultados.
O efeito inflamatório prolonga-se entre 6 a 8 semanas, razão pela qual os tratamentos devem ser realizados, preferencialmente, no período de outono e até à primavera, diminuindo o risco de pigmentação associada à exposição solar.

Escleroterapia de Varizes: tratamento definitivo?

A escleroterapia origina uma reação local na variz que permite a sua reabsorção permanente e definitiva. O aparecimento de novos raios ou derrames é uma realidade. No entanto, isso acontece devido à doença venosa em causa, mas nunca nas mesmas varizes já tratadas. Importa, assim, referir que a doença venosa é uma doença crónica e evolutiva, na qual a vigilância e cuidados permanentes são essenciais no resultado clínico e estético futuro, evitando o agravamento rápido da doença.

Escleroterapia de Varizes: quantos tratamentos são necessários e qual o tempo de recuperação?

A esclerose, ou secagem de varizes, é um tratamento realizado com intervalo médio de 2 a 4 semanas entre sessões, dependendo do grau de doença e do tipo de tratamento. Dessa forma, o número de tratamentos dependerá, igualmente, da evolução e da complexidade da doença, sendo altamente recomendável o inicio terapêutico o mais cedo possível.

O tempo de recuperação é praticamente inexistente. Pode iniciar a atividade diária normal logo após terminar a sessão, sendo, contudo, recomendável o uso de meia elástica compressiva, em média, durante 7-14 dias, conforme conselho do seu médico especialista.

Radiofrequência e Laser de Varizes: como se processa?

Radiofrequência e Laser são inovadoras técnicas endovasculares de tratamento de troncos varicosos, de que são exemplos a veia grande e a pequena safena. Permitem, por uma milimétrica incisão, bloquear ou ocluir a referida veia, através de método térmico a quente, evitando a sua remoção e as complicações associadas, como as hemorragias e os hematomas. Aquelas técnicas permitem, ainda, resultados estéticos máximos e uma rápida recuperação, em média, 3 a 5 dias, o que faz com que sejam hoje técnicas especializadas de eleição no tratamento de varizes.

Radiofrequência e Laser de Varizes: quem pode ser tratado através destas técnicas?

O melhor tratamento para as suas varizes depende de várias condicionantes clínicas e anatómicas, sendo fundamental a avaliação médica especializada. Após a avaliação clínica inicial, é, normalmente, realizado um pormenorizado estudo anatómico, por ecografia, através do qual são tiradas conclusões sobre o prognóstico e o melhor tratamento para cada doente. As técnicas minimamente invasivas, como Radiofrequência e Laser, em terapêutica única, ou combinada com outros métodos, permitem, neste momento, o tratamento de mais de 90% dos doentes, com óbvias vantagens estéticas e com rápida recuperação.

Radiofrequência e Laser de Varizes: quanto tempo de repouso é necessário?

Radiofrequência e Laser, sendo atualmente técnicas minimamente invasivas e de eleição no tratamento de varizes, permitem uma recuperação rápida e segura, não necessitando de repouso absoluto. São técnicas que permitem, em múltiplas situações, que se possa realizar o tratamento, sem necessitar de internamento, podendo ter alta no próprio dia.

Após uma intervenção por Radiofrequência ou Laser, são fornecidas indicações, nesse momento, para terem início pequenas caminhadas no domicilio, recomendando-se apenas alguns períodos intermitentes de repouso nos primeiros 3 a 5 dias. Após esse período inicial, será aumentada progressivamente a carga diária, sendo expectável uma atividade normal ao fim de 7 a 10 dias, dependendo do grau inicial de doença.

Trombose venosa e tromboflebite: quais os riscos?

A doença venosa, apesar de não ser o único fator responsável pelas tromboflebites e tromboses venosas profundas, é reconhecida como um importante fator de risco. Sintomas de dor e calor progressivo, no inicio, em especial se apresentar uma zona de varizes com inflamação e dor à palpação do local, são indicadores quase exclusivos de uma tromboflebite. Mais grave, ainda, é a trombose venosa profunda, responsável por cerca de 90% das embolias pulmonares com riscos significativos de vida, caraterizada por dor, coloração arroxeada e inchaço súbito da perna, sem causa aparente.

Pelos riscos de trombose profunda e tromboflebite da perna, assim como a natureza progressiva da doença venosa, recomendamos a avaliação, despiste e tratamento das suas varizes, o mais cedo possível.

Gostou do artigo?

Deixe-nos o seu email e receberá a nossa newsletter CSB360º
Uma compilação mensal dos artigos publicados no nosso site, para que não lhe escape nada.

Outras notícias CS Boavista