Plano Nacional de Vacinação conta com mais três vacinas.

Que previnem doenças graves e potencialmente fatais!

Com a atenção do mundo na COVID-19, o nosso país continua a não descurar a saúde das crianças e adolescentes portugueses.
A partir de 01 de Outubro de 2020, o Plano Nacional de Vacinação (PNV), universal, gratuito e facilmente acessível nos centros de saúde de todo o país, conta com mais três vacinas que previnem doenças graves e potencialmente fatais. São elas:

Vacina MenB

Previne a meningite por meningococo do grupo B, uma doença com elevada taxa de mortalidade e de sequelas a longo prazo nos que a ela sobrevivem. Com o PNV 2020 passarão a ser vacinadas com MenB todas as crianças nascidas a partir de 2019.

Vacina HPV

Previne as infeções pelo vírus do papiloma humano que são as infeções víricas mais frequentes do aparelho genital e reprodutor. Podem causar cancro do colo do útero na mulher e outros cancros e condilomas tanto na mulher como no homem. A vacinação universal das meninas, que já fazia parte da vacinação nacional, é agora alargada a todos os rapazes nascidos a partir de 2009.

Vacina Rota

Previne a infecção por rotavírus, causa frequente de diarreia aguda grave nas crianças pequenas. Esta vacina entrará no PNV a partir de Dezembro de 2020. Ao contrário das vacinas anteriores, não será uma vacina para todas as crianças, contemplando o grupo das crianças mais frágeis com fatores de risco ainda não divulgados.

Esta atualização do PNV é mais um passo de Portugal para um mundo onde qualquer um, em qualquer idade e em qualquer lugar, possa usufruir plenamente da saúde e do bem estar que a vacinação permite (OMS – estratégia de vacinação global 2021-2030).

Gostou do artigo?

Deixe-nos o seu email e receberá a nossa newsletter CSB360º
Uma compilação mensal dos artigos publicados no nosso site, para que não lhe escape nada.

OUTROS ARTIGOS E NOTÍCIAS CSB360º