Pediatria do Desenvolvimento – o que é?

A Pediatria do Desenvolvimento é o ramo da Pediatria que se dedica à avaliação e vigilância do desenvolvimento das crianças e dos jovens, com o objetivo de prevenir ou diagnosticar as suas perturbações, investigar as suas causas e propor o plano de intervenção.

Desenvolvimento ou Neurodesenvolvimento?

Nos últimos anos, a palavra Desenvolvimento tem vindo a ser substituída por Neurodesenvolvimento para refletir a base neurológica dos comportamentos que são observados nos processos de desenvolvimento típicos e atípicos.

As Perturbações do Desenvolvimento

O desenvolvimento da criança define-se como o conjunto de competências por meio das quais a criança interage com o meio que a rodeia, numa perspetiva dinâmica e transacional, de acordo com a sua idade, o seu grau de maturação, os seus fatores biológicos intrínsecos e os estímulos que recebe do ambiente. A prevalência das Perturbações do Desenvolvimento, em idade pediátrica e nos países desenvolvidos, varia entre 10 e 20%.
O Pediatra do Desenvolvimento valoriza as preocupações da família e dos outros profissionais, observa, avalia e, em colaboração com os pais e diálogo com outros profissionais (médicos, terapeutas, psicólogos e educadores/professores), traça o plano intervenção.

As Perturbações do Desenvolvimento, incluem, entre outras:

  • Atrasos globais do desenvolvimento;
  • Alterações motoras, como, por exemplo, a paralisia cerebral e perturbação da coordenação motora;
  • Perturbações da fala e/ou da linguagem;
  • Défices Intelectuais;
  • Perturbações do espetro do autismo;
  • Perturbações do comportamento, como seja a perturbação de hiperatividade com défice de atenção, o comportamento de oposição;
  • Alterações emocionais;
  • Perturbações da aprendizagem, como dislexia, disgrafia, discalculia;
  • Défices sensoriais como a surdez, a cegueira, a disfunção da integração sensorial.

O Pediatra do Desenvolvimento cuida da criança (em risco e com perturbação do desenvolvimento ou do comportamento), e da família tendo em conta a sua circunstância.

Gostou do artigo?

Deixe-nos o seu email e receberá a nossa newsletter CSB360º
Uma compilação mensal dos artigos publicados no nosso site, para que não lhe escape nada.

OUTROS ARTIGOS E NOTÍCIAS CSB360º