O que é o Neuroma de Morton e como tratar.

O neuroma de Morton é uma causa comum de dor no pé, causado pela compressão e espessamento de um nervo (plantar digital).

Esta degradação do nervo plantar digital afeta principalmente mulheres mas pode acontecer em qualquer adulto que use calçado desadequado de maneira episódica (como por exemplo um sapato elegante num evento festivo), ou repetitiva (é frequente a compra de calçado de tamanho ou forma inadequado ao tipo de pé).

A dor é a principal manifestação clínica do neuroma de Morton e focaliza-se na planta do pé, mais especificamente na sua parte mais distal, onde articula com os dedos. É descrita como uma sensação de queimor ou choque elétrico, agravada com a utilização do calçado e que alivia ao retirar os sapatos. Pode estar não só associada a adormecimento dos dedos dos pés como também a irradiação da planta do pé ao longo da perna.

O diagnóstico do neuroma de Morton é primordialmente clínico, sendo possível em mãos experientes identificar a patologia a partir da história do exame físico direcionado.

O neuroma de Morton pode ser confundido com outras entidades, tais como inflamação tendinosa miofascial ou ligamentar do pé, artroses e artrites, ou mesmo doenças por sobrecarga, tão frequentes em desportistas, principalmente nos corredores.
Nos casos pertinentes é assim necessário recorrer a exames auxiliares de diagnóstico dos quais a radiografia simples e a ecografia do pé são de primordial importância. Só em casos isolados será necessário recorrer a ressonância magnética do pé.

O tratamento de primeira linha é conservador sendo fundamental o aconselhamento do calçado adequado ou mesmo palmilhas, de acordo com o tipo de pé. A medicação analgésica pode também aliviar as queixas. Num patamar intermédio encontra-se a injeção local, diretamente no nervo, de um anti-inflamatório potente que não entra em circulação.

Quando apesar de um tratamento conservador corretamente efetuado persistirem as queixas, está indicada a cirurgia, que consiste na remoção do nervo danificado, por uma pequena incisão no dorso do pé afim de evitar cicatrizes plantares na superfície que apoia no chão, procedimento realizado em ambulatório e que permite caminhar quase de imediato após o procedimento.

Gostou do artigo?

Deixe-nos o seu email e receberá a nossa newsletter CSB360º
Uma compilação mensal dos artigos publicados no nosso site, para que não lhe escape nada.

OUTROS ARTIGOS E NOTÍCIAS CSB360º