Incontinência urinária
O que é, tratamentos e cuidados

Artigo desenvolvido por: Enfermeira Joana Teixeira

 

O que é a Incontinência urinária?

A incontinência urinária é uma situação patológica muito mais comum do que imaginamos. Resulta da incapacidade em armazenar e controlar a saída da urina, ou seja, é caraterizada por perdas urinárias involuntárias, que podem ser muito ocasionais e ligeiras, ou perdas mais regulares e graves.

Quais os tratamentos disponíveis para a incontinência urinária?

Os doentes devem procurar ajuda e perceber que a incontinência urinária corresponde a uma situação clínica, com tratamento, sobretudo se abordada na fase inicial.
Pode ser tratada através do uso de medicamentos, fisioterapia, cirurgia ou de uma combinação entre estas modalidades. O tratamento ideal depende da análise minuciosa do problema, de forma individualizada, e varia, de acordo com a natureza específica do problema.
O tratamento cirúrgico desempenha um papel preponderante na incontinência urinária de esforço, tanto na mulher, como no homem. A cura da incontinência urinária de esforço é possível em cerca de 90% dos casos.
As alterações comportamentais necessárias, principalmente na incontinência por imperiosidade, passam por um controlo da ingestão de líquidos, pela exclusão de alimentos excitantes para a bexiga, como, por exemplo, a cafeína, pela micção temporizada ou pela micção diferida, consoante a gravidade da doença e a autonomia do doente.
Consultar o médico para iniciar um tratamento é o primeiro passo para conseguir atenuar as perdas de urina. O médico é a pessoa mais indicada para definir o o tratamento ou a combinação de exercícios a seguir.

Dicas para lidar com a Incontinência urinária.

✓ Perca peso: carregar excesso de gordura na região abdominal coloca pressão adicional na bexiga e aumenta o esforço dos músculos da bacia.
✓ Não fume: a nicotina pode irritar a bexiga e a tosse pode contribuir para a incontinência de esforço.
✓ Urine antes de sair de casa.
✓ Esvazie bem a bexiga: depois de urinar, levante-se e sente-se de novo. Aí, incline-se para frente, o que vai comprimir o seu abdómen e colocar pressão sobre a bexiga, para ajudar a esvaziá-la completamente.
✓ Use roupas fáceis de tirar: macacões, jardineiras, podem atrapalhar quando estiver com vontade de urinar. Use roupas fáceis de desapertar. É bom ter sempre uma roupa extra para trocar, caso aconteça um acidente.
✓ Evite bebidas e alimentos que irritam a bexiga: a cafeína e alguns componentes do café podem irritar a bexiga. O chá é um diurético que contribui para a perda de líquidos, através da urina e também causa irritação na bexiga. Também as frutas cítricas, refrigerantes e bebidas gaseificadas e alcoólicas provocam irritação.
Escolha bebidas, como sumo de uva, amora, cereja e maçã, que não irritam a bexiga e podem ajudar a reduzir o cheiro da urina.
Para ver se a sua incontinência melhora, tente reduzir a ingestão dos seguintes alimentos: comidas temperadas, e temperos fortes (caril e pimenta), comidas com tomate, açúcares (mel, xarope e chocolates).
✓ Mantenha-se hidratado: quanto menos bebe, menos quer urinar, certo? Infelizmente, essa estratégia, além de ser prejudicial à saúde, não é muito eficaz. Em vez de beber menos, beba regularmente durante o dia. Ingerir líquidos em horários determinados durante o dia vai impedir que sua bexiga fique cheia demais ou vazia; a irritação acontece justamente quando os níveis de fluido estão altos ou baixos demais. Uma bexiga normal suporta até dois copos de líquido, enquanto bexigas com problemas suportam, no máximo, meio copo, ou até menos. Se urinar mais durante a noite, tente reduzir a ingestão de líquidos após o jantar. Alguns especialistas sugerem uma ingestão de fluidos de seis a oito copos médios por dia.
✓ Se necessário, use pensos absorventes e fraldas descartáveis, bem como, equipamentos externos de contenção de urina, como coletores urinários. (nos casos do homem).

Cuidar de alguém com Incontinência urinária.

Quando se cuida de alguém com incontinência urinária, o mais importante é não esquecer que não se trata de uma situação “normal” ou “inevitável”. Existem opções de prevenção, tratamento, controlo e cura da incontinência urinária, sendo muito importante procurar ajuda profissional o mais rapidamente possível.
Muitas pessoas consideram que cuidar de alguém com incontinência urinária é um dos aspetos mais difíceis na prestação de cuidados. A incontinência pode ser imprevisível, aumentar drasticamente o seu volume de trabalho e tornar-se numa situação bastante dispendiosa. Muitos prestadores de cuidados sentem-se irritados, frustrados, sem auxílio. Nem sempre é fácil cuidar de alguém com incontinência, mas o conselho e apoio certos de um profissional de saúde poderá ajudar a gerir melhor a situação.

Se tem interesse nesta temática veja tambem os seguintes artigos


INCONTINÊNCIA URINÁRIA, UMA HERANÇA PESADA.


COMO SE DIAGNOSTICA A INCONTINÊNCIA URINÁRIA?

Gostou do artigo?

Deixe-nos o seu email e receberá a nossa newsletter CSB360º
Uma compilação mensal dos artigos publicados no nosso site, para que não lhe escape nada.

Outras notícias CS Boavista