Implante valve in valve trans-apical

Pela equipa de cirurgia cardíaca e cardiologia da CSB

Pretende receber a nossa newsletter?

A estenose aórtica é uma doença valvular cardíaca, com mau prognóstico, caraterizada por envelhecimento, calcificação e redução do orifício da válvula aórtica.

A tecnologia TAVI (“Transcatheter Aortic Valve Implantation”) foi desenvolvida para tratar, por cateterismo, pacientes de alto risco, com estenose aórtica, sem necessidade de cirurgia. Esta técnica está disponível na Casa de Saúde da Boavista desde 2016.

Quando não é possível implantar a TAVI por cateterismo, porque as artérias estão calcificadas, é necessário usar outra via de acesso, como a via trans-apical, que consiste em implantar a válvula diretamente no coração, através de um pequeno orifício no peito.

A Casa de Saúde da Boavista foi o primeiro hospital privado em Portugal a realizar uma TAVI trans-apical “valve-in-valve”, num paciente já operado ao coração, para tratar a prótese mitral severamente insuficiente. A técnica “valve-in-valve” permite a implantação de uma válvula TAVI dentro de uma prótese biológica cardíaca que não está a funcionar corretamente, corrigindo, assim, o problema. Este procedimento permite uma recuperação mais rápida, com menos riscos.

Outras notícias CS Boavista