Gota
Em 6 perguntas

O que é a gota?
A gota é uma doença que resulta da presença em excesso de ácido úrico no sangue. Como o sangue não tem a capacidade de dissolver o ácido úrico em excesso, este passa para os tecidos e, eventualmente, para as articulações, podendo desencadear uma inflamação que frequentemente é exuberante.
O que é o ácido úrico?
O ácido úrico é o produto final da metabolização das purinas no organismo. As purinas resultam da degradação das proteínas presentes em muitos dos alimentos que consumimos, como, por exemplo, marisco, carnes de caça e algumas bebidas, nomeadamente, a cerveja (mesmo a sem álcool).
Há alguma relação entre ácido úrico e gota?
Sim, mas nem todos os indivíduos com ácido úrico elevado desenvolvem gota. No entanto, não há gota sem ácido úrico elevado.
E que relação existe entre gota e doença cardíaca?
A ligação entre ambas é o próprio ácido úrico. O ácido úrico, além de poder criar depósitos, chamados tofos gotosos, e de criar fenómenos inflamatórios nas articulações, tem um efeito nefasto no revestimento interno das artérias, o endotélio, constituindo, por isso, um fator de risco cardiovascular.
O que é uma crise gotosa?
É uma situação em que uma articulação fica inflamada de modo súbito (menos de 24 horas), habitualmente, durante a noite. A articulação mais frequentemente atingida é a do dedo grande do pé (primeira metatarso-falângica).
Como se trata a gota?
Devemos distinguir muito claramente a crise gotosa (dor e inflamação) do excesso de ácido úrico no sangue.
A crise gotosa trata-se com anti-inflamatórios ou com colchicina (um medicamento muito específico para estas situações).
A hiperuricemia trata-se com dieta e, quando indicado, com fármacos que diminuem a produção do ácido úrico, sendo o alopurinol o mais popular.