Cuidados de enfermagem na consulta externa
Por Enf.ª Ana Sofia Magalhães
Enfermagem Casa de Saúde da Boavista
A Consulta Externa é um serviço que acompanha a história da CSB ao longo dos anos. A equipa de enfermagem da Casa de Saúde da Boavista tem como missão vigiar, promover e prestar cuidados de saúde de excelência, assegurando aos doentes que procuram a CSB a melhor qualidade de vida.
A consulta é um processo de intercâmbio entre vários profissionais de saúde e o doente, na procura da promoção da saúde, da prevenção e diagnóstico da doença e na limitação ou supressão das complicações que dela resultam. A consulta é um espaço de interação multidisciplinar, onde o enfermeiro tem um papel bem definido pelos documentos orientadores da profissão de enfermagem.
A atuação do Enfermeiro no Serviço de Consulta Externa tem como objetivo primordial promover condições para melhoria da qualidade de vida do doente, por meio de uma abordagem contextualizada e participativa.
Apesar da sua enorme relevância a atividade e as responsabilidades dos enfermeiros são ainda alvo de grande desconhecimento.
Apresentamos algumas perguntas e respetivas respostas que permitem perceber melhor esta realidade.
De quem é a competência do tratamento de feridas?
O tratamento de feridas é uma intervenção autónoma da enfermagem. No entanto, frequentemente, há um trabalho multidisciplinar onde as intervenções resultam da prescrição médica (ex: retirar pontos, drenos). O enfermeiro recolhe dados, diagnostica, planeia, intervém e avalia os
resultados. Com isto, de forma autónoma, dá seguimento e realiza o cuidado mais adequado para o doente.
Tendo em conta que o enfermeiro presta cuidados com continuidade ao longo do tempo, tem uma maior perceção da evolução clínica do tratamento da ferida, estabelecendo sempre uma ponte com o médico.
Em caso de dúvida nunca hesite em recorrer ao seu enfermeiro, pois este tem competências para avaliar e, se necessário, recorrer a um médico competente na área, para que possa ter a melhor ajuda.
O enfermeiro pode administrar injetáveis sem receita?
A resposta é simples: não. Mas porquê? Uma prescrição é uma ação multiprofissional e portanto interdependente. Isto significa que o médico prescreve, o farmacêutico dispensa e o enfermeiro administra. No caso específico da enfermagem, cabe ao também ao enfermeiro avaliar as condições de segurança da administração: medicação correta, ambiente seguro, via de administração adequada, identificação de alergias e existência de condições que contraindiquem a administração da mesma.
Além da competência técnica, o enfermeiro deve atuar também como educador, um de seus papéis fundamentais enquanto profissional, servindo de elo nos cuidados para a saúde não só ao doente, mas também à família e comunidade.
Quais os cuidados prestados pelos enfermeiros na consulta?
O enfermeiro presta cuidados individualizados ao doente e família, estando na linha da frente, entre outros, no auxílio na execução de exames de diagnóstico e na participação ativa na recuperação após a doença.
Exemplos da atividade de enfermagem são a administração de terapêutica injetável, a execução de flebotomias, o tratamento avançado de feridas, a algaliação, o cuidado de estomas, o rastreio pré-natal, e a realização de ensinos de educação para a saúde, como é o caso da prevenção da infeção.
A enfermagem é uma profissão comprometida com a saúde do ser humano, atua na promoção, proteção e recuperação da saúde e na reabilitação das pessoas, respeitando preceitos éticos e legais, o enfermeiro participa como integrante da sociedade e das ações que visam satisfazer as necessidades da saúde da população, respeitando a vida e dignidade e o direito da pessoa humana.
“Existe cuidado sem cura, mas ainda não existe cura sem cuidado.”
Florence Nightingale