CIRURGIA ORTOGNÁTICA
O QUE É?

A cirurgia ortognática é um procedimento cirúrgico realizado para corrigir deformidades nos ossos da face, em particular na mandíbula e maxila, que afetam a mordida, a funcionalidade e a estética facial. Este tipo de cirurgia é indicado para pacientes com problemas como maxila ou mandibula pouco desenvolvidas ou com crescimento excessivo, mordida cruzada, assimetrias faciais como laterognatia ou dificuldades na mastigação. Esta cirurgia permite melhorar a harmonia da face desde elevação da ponta nasal, correção de sorriso gengival, maior projeção do lábio superior, falta de definição da transição face/pescoço, queixo pouco projetado ou assimétrico, entre outros.
Como é a cirurgia?
A cirurgia ortognática é feita sob anestesia geral e envolve a reposição dos ossos da mandíbula e/ou do maxilar para posições mais funcionais e estéticas. Após osteotomias (“corte) do osso este é posteriormente reposicionado e fixo na nova posição. Os movimentos dos ossos dos maxilares são cuidadosamente planeados com recurso a uma programação tridimensional, sendo utilizadas guias cirúrgicos personalizados, específicos para cada caso. Este planeamento detalhado proporciona um resultado mais preciso e adaptado às suas necessidades individuais.
A cirurgia é realizada por via intraoral (por dentro da boca) evitando cicatrizes na face.
Preparação antes da cirurgia.
O uso do aparelho ortodôntico antes da cirurgia é essencial para garantir que os dentes estejam posicionados corretamente antes da intervenção, o que ajuda a alcançar melhores resultados na cirurgia e reduz o risco de complicações.
Pós-operatório
O acompanhamento pós-operatório com o ortodontista e o seu cirurgião Maxilofacial é fundamental para monitorizar a recuperação. A cirurgia ortognática pode causar algum desconforto, especialmente nos primeiros dias, devido ao inchaço/edema. A dor não é uma queixa frequentemente relatada pelos doentes, no entanto, na alta é-lhe prescrita medicação analgésica caso tenha algum desconforto.
Deve manter uma boa higiene oral para prevenir infeções e fazer a medicação prescrita. Gelo é recomendado fazer nos primeiros 3 dias para ajudar a diminuir o edema/inchaço. Os pontos são absorvíveis , não sendo necessário retirá-los. Deve ser feita uma dieta líquida ou pastosa durante quatro semanas.
Há cicatrizes na face?
Não. A cirurgia ortognática é realizada por via intraoral, o que significa que não ficam cicatrizes visíveis no exterior da face.
Casos clínicos
Cirurgia ortognática bimaxilar: correcção do sorriso gengival, elevação da ponta nasal, avanço mandibular, correção da incompetência labial, melhoria do perfil e da oclusão dentária.
Mentoplastia de avanço (“queixo”) – melhoria da projeção do mento.
Expansão maxilar cirurgicamente assistida – aumento transversal do tamanho da arcada superior (maxilar), resolução do apinhamento dentário, mordida cruzada posterior e melhoria da respiração nasal.