Cirurgia Cardíaca e Torácica com tecnologia 3D

Este tipo de intervenção, pioneira no Norte de Portugal, conjuga a cirurgia minimamente invasiva com a tecnologia 3D, permitindo cirurgias mais precisas, mais seguras e com menor dor.

Pretende receber a nossa newsletter?

A Clínica de Cirurgia Cardíaca e Torácica da Casa de Saúde da Boavista realizou recentemente duas cirurgias, com recurso a tecnologia 3D Storz. Foram realizadas uma valvuloplastia mitral, por abordagem minimamente invasiva vídeo-assistida, e uma lobectomia pulmonar, por vídeo-toracoscopia uniportal. A valvuloplastia mitral é uma cirurgia cardíaca usada para efetuar a correção de insuficiência ou regurgitação severa da válvula mitral; a lobectomia pulmonar é uma cirurgia do foro torácico, usada para tratamento do cancro do pulmão.

Incisões mais pequenas e menor trauma
Estas cirurgias foram efetuadas com recurso a videoscopia 3D por incisões muito mais pequenas do que é habitual: 3-5 cm em vez dos habituais 15-20 cm. A videoscopia consiste, no essencial, em colocar no tórax uma câmara de filmar miniaturizada. A tecnologia 3D permite uma maior precisão ao nível da intervenção cirúrgica, comparativamente com a técnica convencional. Em ambos os casos – reparação da válvula por insuficiência mitral e lobectomia por cancro do pulmão – a videoscopia 3D proporciona uma visão muito mais próxima da realidade e possibilita que toda a equipa acompanhe de forma mais próxima e exata a intervenção cirúrgica.

Regresso à atividade diária normal mais rápido
Este tipo de intervenção, pioneira no Norte de Portugal, conjuga a cirurgia minimamente invasiva com a tecnologia 3D, permitindo cirurgias mais precisas, mais seguras e com menor dor. Em resumo, melhor resultado estético, internamento mais curto e um regresso mais rápido à atividade diária normal; tudo sem comprometer a qualidade e a eficácia do tratamento.
Acreditamos que, num futuro muito próximo, será esta a abordagem de eleição em muitos centros de referência como já acontece na Casa de Saúde da Boavista no Porto.

Casa de Saúde da Boavista | tradição na inovação.

Outras notícias

Infecções Urinárias

A infeção do trato urinário, conhecida como ITU, afeta milhões de doentes de ambos os sexos ao nível mundial e é a infeção bacteriana mais comum nas mulheres.

Há queixas que nos dão a volta à cabeça

No consultório é frequente doentes queixarem-se de tonturas, esse termo, indefinido e inespecífico, que lhes serve para descreverem sensações bem diferentes...

Factores de risco cardiovascular

Fatores de risco cardiovascular são condições cuja presença num dado indivíduo aumenta a possibilidade de aparecimento de doença cardiovascular e contribui para o seu desenvolvimento.

Há vida (sexual) para além do cancro

As doenças oncológicas têm um impacto enorme na vida de qualquer pessoa e, para um melhor tratamento e qualidade de vida dos doentes, devem ser abordados todos os aspetos da sua vida no tratamento, incluindo os problemas sexuais.

Vou ser operado ao coração. E agora?

É natural que se sinta ansioso depois da decisão de se submeter à operação. Estas preocupações podem ser reduzidas desde que, perceba a necessidade da operação, que converse com a equipa cirúrgica e anestésica e que tenha as suas questões respondidas.

Insuficiência da válvula mitral – do mito à realidade.

A insuficiência da válvula Mitral é caraterizada pela incapacidade de a válvula Mitral, no lado esquerdo do coração, fechar corretamente. É a doença valvular mais frequente nos Estados Unidos e a segunda mais frequente na Europa.

Tratar a estenose aórtica severa por cirurgia cardíaca minimamente invasiva

A estenose aórtica é uma doença grave; se não for detetada atempadamente, pode ter um desfecho fatal. Os sintomas habituais são cansaço, dor no peito e desmaios. Esta doença afeta cerca de 32 mil portugueses, a maioria com mais de 70 anos, limitando as suas capacidades e diminuindo a qualidade de vida.

O que é a pericardite?

O termo pericardite entrou recentemente no léxico comum, pela sua associação à pandemia COVID-19. A pericardite tem múltiplas etiologias (causas) e os vírus sempre foram uma das mais frequentes; por isso, não é estranha a sua relação com o SARS-CoV-2.

Tratamento cirúrgico do pneumotórax

O pneumotórax consiste no aparecimento anormal de ar entre o pulmão e a pleura parietal, que é a membrana que reveste a parede interna do tórax. O ar localizado entre o pulmão e a parede torácica provoca um aumento da pressão na cavidade torácica e comprime o pulmão, podendo causar dificuldades respiratórias.

MIDCAB – A cirurgia coronária minimamente invasiva

Esta técnica cirúrgica demonstrou ter os mesmos excelentes resultados da técnica cirúrgica coronária convencional, mas com uma abordagem em todos os aspetos mais favorável ao doente.

Encerramento percutâneo forâmen ovale patente

O forâmen ovale é uma comunicação entre a aurícula direita e a esquerda, as cavidades mais “altas” do coração. A sua presença é fundamental na vida intra-uterina, mas, nas primeiras horas depois do nascimento, este “buraco” encerra-se espontaneamente. No entanto, numa percentagem bastante elevada de casos, a comunicação mantém-se aberta: fala-se, então, de forâmen ovale patente conhecido vulgarmente pelo acrónimo FOP.

Morte súbita em tempos de pandemia

Num estudo norte-americano, publicado recentemente na reputada revista científica “European Heart Journal”, de vigilância contínua ao longo de um período de 100 dias, durante a pandemia de COVID-19 nos EUA, foram avaliadas arritmias ventriculares (potencialmente fatais) em pacientes com cardioversor-desfibrilhador implantável (CDI), a partir de 20 centros em 13 estados, através de monitorização remota.

Irmãos, contrariedade de sentimentos

A relação entre irmãos carateriza-se pela contrariedade de sentimentos: amor versus raiva. Isto funciona como uma mola impulsionadora da aprendizagem, constituindo um marco importante na estrutura psicológica da criança, tanto ao nível psíquico como social, e deve ser encarado como um processo de crescimento natural, desde que não atinja proporções de agressividade perigosas.

Infeção congénita por citomegalovírus

Junho é o mês de consciencialização para a infeção congénita por citomegalovírus. Durante a gravidez, a infeção por CMV é particularmente problemática e de difícil diagnóstico passando geralmente despercebida na mãe. Felizmente, o bebé nem sempre é infetado, mas quando o é, um em cada cinco virá a ter consequências graves desta infeção ao longo da vida.

A Família e a formação do indivíduo

A formação do indivíduo começa na família. A convivência saudável no ambiente familiar gera uma relação de confiança recíproca, a obediência e o hábito de dar valor às regras.