As cores da nossa imagem

A cores estão presentes no nosso dia-a-dia, desde a cor da roupa que escolhemos vestir, à cor dos alimentos que comemos. A preferência por uma cor, em detrimento de outra, vai variando ao longo da vida, em especial com a idade e com a situação profissional e pessoal. Homens e mulheres revelam também preferências por cores diferentes, sendo, no entanto, a cor azul aquela que mais consenso gera entre os dois sexos.

As cores e os significados que lhe são atribuídos traduzem também ideias e conceitos relacionados com a cultura em que estamos inseridos, levando-nos a fazer associações mentais rápidas e inevitáveis. Por exemplo, na nossa cultura, o vermelho está muitas vezes associado à cor do sangue e à agressividade, enquanto noutras culturas, como a chinesa, está associado à boa sorte, ao sucesso e à felicidade. Contudo, elas podem ter também um outro significado, mais profundo e mais “emocional”, que desperta em nós, muitas vezes de forma inconsciente, sensações e pensamentos que dão origem a determinadas atitudes e comportamentos.

Assim, quando escolhemos as cores do nosso guarda roupa, seja para uma situação social, profissional ou outra, poderá ser interessante conhecer os seus significados que lhe são atribuídos.

  • AZUL

    Na sua versão mais escura, o azul representa uma cor corporativa, adequada a quem trabalha em ambiente empresarial e/ ou a quem faz atendimento a clientes. O azul é a cor que se associa à transmissão de sentimentos de tranquilidade e serenidade, harmonia e segurança. A sensação de infinito também se costuma relacionar com o azul, por esta ser a cor do céu e do mar.

  • PRETO

    Do preto se diz que é a cor do poder, da sobriedade, da elegância e da sofisticação (dress code black tie). Na nossa cultura, está também associada à morte, ao luto e até ao terror.

  • BRANCO

    A cor que se diz ser a da calma, da paz e da pureza é o branco. Esta cor tem, ainda, a vantagem de se combinar facilmente com todas as outras cores. Por isso, é também uma cor útil e a incluir nosso guarda roupa, pelo menos, na forma de uma camisa, blusa ou t-shirt.

  • CINZENTO

    Cor que representa o equilíbrio entre o preto e o branco, o cinzento pode transmitir sensações, como estabilidade, sucesso e qualidade. Pode ser usada em várias situações, seja num fato, ou num vestido, ou, ainda, em pequenos pormenores, como um lenço ou uma gravata.

  • CASTANHO

    Castanho é a cor que se associa à terra, à maturidade, à consciência e à responsabilidade. É também considerada a cor da negociação, já que transmite uma sensação de tranquilidade e de segurança à pessoa com estamos a negociar.

  • VERMELHO

    O vermelho, no seu tom mais claro, é tido como a cor da paixão, do sentimento, do amor e do desejo. O seu tom mais escuro pode lembrar sangue e agressividade. Do bordeaux, que é a versão mais escura desta cor, diz-se transmitir a sensação de elegância, requinte e sofisticação.

  • VERDE

    Cor associada à calma e à esperança, ao crescimento e à renovação é, habitualmente, o verde. Masculinidade e virilidade, também, quando o verde é mais escuro; energia e satisfação, transmitidas pelo tom mais claro do verde.

Mais cores e mais significados caberiam neste apontamento, mas deixámo-los para uma próxima vez. Fica, no entanto, a lembrança de que, como em tudo na vida, o segredo do correto uso das cores está no equilíbrio e na forma como as conjugamos entre si.

Gostou do artigo?

Deixe-nos o seu email e receberá a nossa newsletter CSB360º
Uma compilação mensal dos artigos publicados no nosso site, para que não lhe escape nada.

Outras notícias CS Boavista