Acupunctura em ortopedia e no desporto

O que é?

Consiste na utilização de diferentes estilos de acupunctura e massagem terapêutica (Shiatsu e Tuina) para o tratamento eficaz de diversas patologias ortopédicas e lesões desportivas.

Para que serve?

A acupunctura ortopédica possui um papel importante na prevenção e tratamento de distúrbios do sistema musculoesquelético, articular e tendinoso, assim como na reabilitação pós-cirúrgica.

O que pode ajudar a prevenir?

Desequilíbrios musculares e posturas viciosas adquiridas no dia-a-dia, assim como a exposição a movimentos repetitivos podem levar a futuras lesões do sistema musculoesquelético.
Através de uma avaliação detalhada, é possível identificar tais desequilíbrios e prevenir atempadamente o desenvolvimento de lesões, mantendo uma boa funcionalidade e integridade do sistema musculo-esquelético.

Que situações podem beneficiar da acupunctura?

Reabilitação pós-lesões
Algumas lesões não podem ser evitadas, podendo ocorrer em treinos específicos, numa competição e até mesmo na realização das atividades diárias. Nestes casos, a função da acupunctura é a de devolver o paciente ao seu ritmo de vida o mais rapidamente possível e sem prejuízos na capacidade de realização das suas atividades. Este objetivo é conseguido graças à ação analgésica e anti-inflamatória da acupunctura, permitindo reduzir significativamente a dor associada à lesão e edema e ao fortalecimento muscular, através de pontos de acupunctura específicos para o efeito, promovendo o ganho de força muscular, mobilidade e flexibilidade

Reabilitação no pós-operatório:
A acupunctura é utilizada na reabilitação pós cirurgia com o intuito de reduzir significativamente a dor, promover a cicatrização e fortalecer o sistema imunitário.

Lesões em acidentes de viação.
Os acidentes de viação provocam frequentemente lesão em chicote, também designadas por entorse cervical, as quais se devem ao movimento brusco para frente e para trás. O movimento anormal obriga o pescoço a uma extensão e flexão repentina. Por ser tão rápido, não dá tempo de os reflexos musculares normais de proteção entrarem em ação, fazendo com que a coluna e os tecidos moles que a mantêm estável possam sofrer trauma. A acupunctura no tratamento de lesões provocadas por acidentes de viação possui vários benefícios, além dos seus efeitos analgésicos e anti-inflamatórios, promove a cicatrização, reduz significativamente os sintomas de ansiedade associados ao trauma do acidente e o tempo de recuperação, permitindo ao indivíduo regressar mais rapidamente às suas atividades normais.

Que patologias trata a acupunctura?

São diversas as patologias ortopédicas tratadas, sendo as mais comuns, lesões por Esforço Repetitivo/ Doenças Relacionadas com o Trabalho (síndrome do túnel cárpico, cotovelo de tenista, etc.), pós-operatório de cirurgia ortopédica (próteses de quadril, joelho, ombro, artroscopias,etc) ,hérnia discal, osteoartrose, tendinite, bursite, reabilitação pós fraturas, contraturas, entorses e distensões musculares, alterações posturais, esporão do calcâneo.

ACUPUNCTURA NO DESPORTO

As lesões músculo-esqueléticas provocadas pela prática desportiva podem ter origem traumática aguda ou serem resultantes da sobrecarga recorrente do sistema músculo-esquelético, devido a movimentos repetitivos realizados ao longo do tempo.

Para quê?

Os objetivos da acupunctura no desporto são simples: aumentar o desempenho e diminuir o tempo de reabilitação da lesão.
Para tal, consideramos essencial uma avaliação do estado geral de saúde e do estilo de vida do indivíduo, o que nos permitirá detetar, tratar e fortalecer eventuais desequilíbrios e/ou deficiências.

Que vantagens?

A acupunctura desportiva tem diversas vantagens. Constituem exemplo desses benefícios os seguintes:
Redução do tempo de reabilitação pós-lesão, diminuição da dor e inflamação, aumento da flexibilidade, aumento do tónus e resistência muscular, eliminação de espasmos musculares, estimulação do sistema imunológico, alívio do stress e tranquilidade da mente.
As principais lesões desportivas são: entorse, luxação, distensão e rutura muscular, lombalgias e tendinites.

Bibliografia
https://www.acupuncture.org.uk/public-content/public-traditional-acupuncture/4026-who-list-of-conditions.html; http://turner-white.com/pdf/hp_may04_safety.pdf; http://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.495.7602&rep=rep1&type=pdf; http://jsam.jp/onlineJournal/pdf2/42.pdf;
Pinho, M. C., Vaz, M. P., Arezes, P. M., Campos, J. R., & Magalhães, A. B. (2013). Lesões músculo-esqueléticas relacionadas com as atividades desportivas em crianças e adolescentes?: Uma revisão das questões emergentes. Motricidade, 9(1), 31–49. https://doi.org/10.6063/motricidade.9(1).2461

Gostou do artigo?

Deixe-nos o seu email e receberá a nossa newsletter CSB360º
Uma compilação mensal dos artigos publicados no nosso site, para que não lhe escape nada.

Outras notícias CS Boavista

Click here to add your own text