Recomendações acerca da utilização de equipamento de proteção individual para profissionais de saúde durante a pandemia SARS-CoV-2 | Anestesiologia

  • Tipo de comunicação
    E-mail
  • Data
    24 de Março de 2020

Recomendações acerca da utilização de equipamento de proteção individual para profissionais de saúde durante a pandemia SARS-CoV-2 | Anestesiologia

Caros colegas,

Dada a realidade dinâmica da evolução epidemiológica da pandemia COVID19 e partindo do princípio bioético da não-maleficência, é importante reforçar a segurança de todos nós, profissionais de saúde e doentes.

De facto, tem-se verificado que um grande número de profissionais de saúde são contagiados, funcionando também eles como vetores da doença, contribuindo não só para o aumento do número de casos, mas também para um agravamento da escassez de recursos humanos.

De entre os médicos, os anestesiologistas constituem pela sua atividade clínica, uma especialidade com risco acrescido e, por isso, dirijo-me especialmente aos colegas.

Assim, de forma a garantir a segurança de todos é absolutamente necessária a utilização de equipamentos de proteção individual (EPI) de acordo com as recomendações da Direção Geral de Saúde, Colégio de Especialidade de Anestesiologia, Sociedade Portuguesa de Anestesiologia, que adaptamos à realidade da CSB e que se encontram disponíveis no site para consulta.

Aproveito para informar os colegas que para além da informação disponibilizada no site, colocamos as orientações à entrada das salas operatórias, para que, em caso de dúvida, possam ser facilmente consultados.

Muito obrigado pela atenção e tenham cuidado.

Direção Clínica da CSB