Dr. Luís Branco
Ginecologia e Obstetrícia
Número Ordem dos Médicos – 22318
Áreas de diferenciação
› Criação e coordenação da primeira unidade local de saúde a nível nacional, com capacidade de resposta para rastreio do 1º trimestre de gravidez e ecografias morfológicas, a todas as munícipes residentes em Matosinhos, com resposta imediata, nos casos positivos das primeiras, através da realização de biópsias de vilosidades coriónicas e amniocenteses, com encaminhamento prioritário, nos casos patológicos dos 1º e 2º trimestres, para a Comissão Técnica de Certificação, a que presidiu, para dar resposta, aos pedidos de interrupção médica de gravidez.
› Implementou a maior eficácia em todos os serviços de urgência de ginecologia e obstetrícia que chefiou, nomeadamente nos hospitais de S. João, de Pedro Hispano, de Santo António, de Beja e do Centro Hospitalar do Algarve, privilegiando verdadeiros espíritos de equipa.
› Concorreu e foi aprovado com o grau mais elevado, no concurso de competência em ecografia obstétrica, pelo Colégio de Especialidade de Obstetrícia da Ordem dos Médicos.
› Certificado pela Fetal Medicine Foundation (sediada em Londres).
Formação académica e atividade profissional
› 1979 Licenciatura em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.
› 1990 Concluiu a especialidade de Ginecologia e Obstetrícia no Hospital de São João.
› 2009-2014 Assistente Graduado em Ginecologia e Obstetrícia.
› Criou e coordenou unidades de ecografia de ginecologia e obstetrícia em vários centros de imagiologia, como RXMed (integrada no grupo LabMed, Imagem médica da Lapa, Xmaia, Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde, IMAntas, Centro Médico de Diagnóstico Dr Lúcio Coelho, Clínica Central da Areosa/Invicta Saúde.
› Organização da avaliação ecográfica e rastreio pré-natal no CHUA.
› Apresentou e publicou vários trabalhos científicos, organizou e participou em vários Cursos, Congressos, Simpósios e Reuniões Científicas.
Actividade Científica e Sociedades
› Sociedade Portuguesa de Ginecologia.
› Sociedade Portuguesa de Obstetrícia e Ginecologia.
› Sociedade Portuguesa de Medicina da Reprodução.