Vou ser operado. E agora?
Por Enf.ª Juliana Ervalho
Enfermagem Casa de Saúde da Boavista
Vou ser operado na Casa de Saúde da Boavista. E agora? Quais os medos e o que me provoca maior ansiedade? O que levar para o internamento? Quais os cuidados que devo ter? Como se processa o internamento?
Habitualmente, o doente é avisado da hora em que deve comparecer na instituição para ser internado e quando deverá realizar Teste Covid ou outros exames essenciais pedidos pelo médico.
O doente é avisado previamente do jejum que deve manter para a cirúrgia (habitualmente entre e 8 horas de jejum).
À chegada à Casa de Saúde da Boavista, deve dirigir-se à portaria. Será conduzido à área de admissão para ser organizado o processo de internamento. Posteriormente será encaminhado pelos nossos funcionários para o piso de internamento onde será recebido pelo enfermeiro responsável pela admissão dos doentes.
O que devo trazer para o internamento?
No site da CSB pode consultar aquelas que são as nossas recomendações Recomendações de Internamento | Casa de Saúde da Boavista (csaeboavista.com).
Sumariamente podemos dizer que deve trazer os objetos de uso pessoal nomeadamente: pijama ou camisa, roupa interior, roupão de quarto, produtos de higiene pessoal, chinelos. Pode também trazer consigo telemóvel, um livro ou o seu computador portátil.
Não é necessário trazer toalhas ou gel de banho.
Pode ficar internado comigo um familiar?
Sim no caso do seu Internamento ser em quarto. O acompanhante deve cumprir as regras instituidas pela CSB que pode consultar em www.csaudeboavista.com/contingencia-covid19.
Os doentes internados em enfermarias não podem ter acompanhantes. Em caso de menores ou pessoas com deficiência, têm o direito de ser acompanhadas durante todo o processo de internamento.
Posso ter visitas?
Sim. No internamento, todos os doentes podem ter visitas entre as 12h e as 20h. Saiba mais em www.csaudeboavista.com/visitas
Como é realizada a admissão do doente no internamento?
O doente será encaminhado para o seu quarto ou enfermaria e será apresentada a unidade do doente.
O doente será alertado para a importância de pedir ajuda sempre que precisar.
É realizada a colheita de dados ao doente:
O doente deverá expor todas as suas dúvidas de forma a diminuir a sua ansiedade.
É efetuada a avaliação dos sinais vitais.
É questionada a hora última refeição que o doente fez. Todos os doentes devem manter entre 6h a 8h de jejum. Em determinados casos pode ser pedido um maior jejum.
São recolhidos todos os exames que o médico solicitou para a cirúrgia e que se encontram na sua posse.
Em alguns casos, os doentes têm em sua posse uma carta do médico que devem entregar ao enfermeiro que faz a admissão, para verificar se existe algum pedido de exames pré-operatórios ou alguma indicação de administração de terapêutica antes do procedimento cirúrgico.
O doente deve trazer a medicação do domicilio, para ser mais fácil transmitir ao enfermeiro qual a medicação que faz e horário de toma.
É possivel que tenha sido necessário suspender determinada medicação, essa informação deverá ser ter sido explicada ao doente previamente na consulta.
O doente será questionado acerca de todas as cirurgias que já foi submetido anteriormente.
O doente será questionado se tem alguma alergia medicamentosa ou alimentar.
O doente é informado que deverá retirar todos os adereços, nomeadamente: próteses dentárias, aparelhos auditivos, lentes de contacto ou óculos, fios, anéis, pulseiras, piercings e relógios. Deverá retirar toda a sua roupa e vestir uma bata cirúrgica e cueca descartável.
Como cuidados pré-operatórios, muitas vezes é necessário realizar tricotomia do membro operado ou região do corpo que será intervencionada – essa necessidade é avaliada pelo enfermeiro assim como verificar condições de pele caso o doente apresente feridas, pensos ou talas gessadas.
Pode ser necessário colocar um acesso venoso periférico já no internamento (explicado ao doente o motivo).
Caso o doente seja diabético, é sempre realizada pesquisa glicemia capilar para despiste de alguma hipoglicemia por se encontrar em jejum –
o enfermeiro avalia necessidade de colocar soroterapia ou outros cuidados a ter.
Quem me virá visitar antes da operação?
Frequentemente o cirurgião ou anestesista visitam previamente o doente no Internamento nos momentos que antecedem a cirurgia.
Em alguns casos essa conversa previa será tida com o doente à chegada ao bloco operatório.
Quanto tempo demora a operação?
Uma das dúvidas mais frequentes refere-se ao tempo de duração da cirurgia. O tempo que cada operação demora, depende muito da sua complexidade, contudo tentamentos conjuntamento com a equipa médica, fornecer uma previsão aproximada da duração da operação, quer ao doente quer aos familiars que aguardam o seu fim.
Se os familiares próximos não estiverem na CSB, podem contactar telefonicamente e será dada a informação disponível no momento sobre o curso da operação.
Quanto tempo estarei internado após a operação?
O número de dias de internamento desde a operado até à alta clínica, depende do tipo de operação a que foi submetido e da condição clínica do doente. Tendo isto em consideração será dada uma previsão da duração do pós-operatório.
Como decorre a Alta Clinica?
A alta clínica é sempre dada pelo médico responsável pelo doente ou médico assistente. Ao doente serão transmitidas as informações necessárias para o domicilio e as recomeendações para os cuidados a ter no pós-operatório.
Antes da alta serão realizados os tratamentos adequados à ferida cirúrgica e realizado o ensino dos cuidados a ter no domicilio com os pensos.
Será entregue ao doente a Nota Alta (informação mais pormenorizada da Internamento e da condição clínica do doente. Serão entregues as receitas médicas ou a medicação para domicilio. Serão entregues os exames subsidiários do doente.
Sempre que o doente ou familia tiverem alguma dúvida, após o regresso a casa, poderão sempre ligar para a CSB onde a equipa de enfermagem tentará satisfazer as suas dúvidas ou encaminha-las para o médico se necessário.