Varizes e derrames, quais as diferenças?

Os derrames ou raios são nada mais nada menos que varizes. Contudo, importa perceber que, frequentemente, têm origem, evolução e tratamento diferente das tradicionais varizes tronculares.

Os derrames ou raios são dilatações venosas, ou seja varizes, de pequenos vasos milimétricos juntos à superfície da pele. Se imaginar a nossa pele como um bolo com cobertura, os derrames aparecem na zona correspondente à cobertura, enquanto as varizes tronculares surgem na região da massa.

A origem dos derrames pode ser diferente das varizes tronculares. Enquanto as varizes surgem normalmente por insuficiência valvular de troncos venosos, conhecidos como safenas, cujo tratamento é fundamental para a saúde do doente, os derrames podem desenvolver-se sem que haja insuficiência mais profunda.

Excesso de peso, alterações hormonais ou ortostatismo prolongado aumentam a pressão nos pequenos vasos superficiais, dando origem a derrames. É essencial o estudo correto do sistema venoso, normalmente por Eco-Doppler, para despiste de insuficiência venosa troncular em doente com derrames, que pode atingir os 25%, uma vez que a evolução das varizes e os resultados terapêuticos são significativamente diferentes.

A avaliação integrada e pormenorizada do tipo e origem das varizes é fundamental para a sua saúde, para a evolução da doença venosa e para os resultados clínicos e estéticos do tratamento.

Aconselhe-se junto da nossa clinica especializada de Cirurgia Vascular com larga experiência no diagnóstico e tratamento de todo o tipo de varizes.

Saiba mais aqui www.csaudeboavista.com/pernas-sem-varizes/

Gostou do artigo?

Deixe-nos o seu email e receberá a nossa newsletter CSB360º
Uma compilação mensal dos artigos publicados no nosso site, para que não lhe escape nada.

Outras notícias CS Boavista