Um passado que permite olhar o futuro

Pretende receber a nossa newsletter?

Mais de 1500 cirurgias depois, a Clínica de Cirurgia Cardíaca e Torácica da Casa de Saúde da Boavista continua, como no primeiro dia, a colocar ao serviço dos seus doentes a experiência, o conhecimento e a dedicação de uma equipa de profissionais de saúde.

Neste percurso, consolidamos a nossa atividade nos procedimentos convencionais e avançamos com segurança para as técnicas mais inovadoras.

No domínio da Cirurgia Torácica, transformamos completamente os procedimentos e, hoje, a cirurgia videoassistida uniportal permite o tratamento de praticamente todas as patologias do foro pulmonar, com ênfase na patologia oncológica. Fazemo-lo com segurança, sem dor, e permitindo ao doente uma recuperação impossível de prever há poucos anos. Fazemo-lo de modo ímpar, e somos uma referência na formação de outros cirurgiões, com quem queremos partilhar a nossa experiência e o nosso conhecimento.

A cirurgia cardíaca avança decididamente e com confiança para o futuro. O acesso minimamente invasivo na cirurgia valvular é a nossa prática corrente. Cirurgia por mini-esternotomia e mini-toracotomia vídeo assistida 3D fazem parte do nosso ADN e são procedimentos habituais. Fazemos cirurgia trans-apical. Válvulas aórticas sem sutura são a nossa prática mais frequente e, também aqui, fonte de partilha da nossa experiência. A cirurgia coronária “off-pump” é usada em praticamente todos os doentes que necessitam de revascularização cirúrgica, por via convencional ou por mini-acesso. Somos uma referência em cirurgia da plastia mitral com introdução de técnicas de preservação da válvula com o uso de neocordas, associado a outras técnicas.

Em colaboração com a cardiologia de intervenção, construímos uma unidade de cateterismo e hemodinâmica e iniciamos um programa de tratamento de doença estrutural no Centro de Cardiologia de Intervenção. As TAVI são já uma rotina. Fizemos o tratamento por via trans-apical de disfunção da válvula mitral e estamos preparados para tratamento de todo o espectro de patologia estrutural.

Mais do que aquilo que fizemos é aquilo que sonhamos fazer. Até já.

Outras notícias CS Boavista