Utilização de máscara cirúrgica por todos os profissionais de saúde da Casa de Saúde da Boavista

  • Tipo de comunicação
    E-mail
  • Data
    17 de Março de 2020

Utilização de máscara cirúrgica por todos os profissionais de saúde da Casa de Saúde da Boavista

No âmbito do Plano de contingência COVID-19 e atendendo ao contexto epidemiológico atual, consideramos da maior premência a proteção adequada dos profissionais de saúde e dos doentes da CSB.  Nesse sentido, recomendamos a utilização de máscara cirúrgica por todos os profissionais dentro da instituição (excetuando situações que obriguem utilização de outro tipo de proteção respiratória, devidamente acauteladas em normas próprias), respeitando os seguintes princípios:

1 – Serão fornecidas a cada profissional de saúde máscaras cirúrgicas, sendo da responsabilidade de cada profissional a conservação das mesmas durante o turno de trabalho. Reforça-se a necessidade de não desperdiçar este tipo de equipamento nesta fase da pandemia de modo a evitar o risco de rutura de stock;

› a. A colocação e remoção da máscara cirúrgica deverá ser sempre precedida e seguida de higienização adequada das mãos.
› b. Aquando da remoção, os profissionais deverão evitar o contacto com a parte anterior da máscara.

2 – Em situações específicas (nomeadamente refeições) em que uso da máscara cirúrgica não seja possível, recomenda-se o distanciamento social a mais de um metro;

3 – A utilização de máscara cirúrgica não invalida a necessidade de cumprimento das restantes medidas fundamentais na prevenção de infeção, nomeadamente:

› a. Higienização frequente das mãos com SABA ou lavagem com água e sabão;
› b. Medidas de etiqueta respiratória;
› c.  Evitar gestos automáticos de contato frequente das mãos com a cara (inclusivamente a própria máscara cirúrgica).