Redução do risco de contágio COVID-19 | Distanciamento social entre profissionais

  • Tipo de comunicação
    E-mail
  • Data
    20 de Abril de 2020

Redução do risco de contágio COVID-19
Distanciamento social entre profissionais

No desempenho da nossa atividade profissional, a utilização correta dos equipamentos de proteção individual, adaptados a cada circunstância, reduz de modo considerável o risco de infeção.

Da mesma maneira, a utilização de máscara a todo o tempo, a lavagem e desinfeção das mãos frequente, e a etiqueta respiratória contribuem para minorar fortemente o risco de contágio.

No entanto, tem vindo a ser reportado na literatura que uma proporção importante dos casos de contágio poderá decorrer da incapacidade de manter adequado distanciamento social entre profissionais no interior das instituições de saúde em momentos de pausa e de refeições.

Quando avaliados os casos de COVID-19 em profissionais, verifica-se que os contactos classificados como de alto risco ocorrem com frequência pelo contacto sem utilização de máscara cirúrgica e sem o devido distanciamento. Estes contactos ocorrem, quer nas áreas destinadas a pausas ou refeições, quer em outras circunstancias de contacto não profissional.

De forma a proteger toda a comunidade da CSB, é muito importante que todos, sem exceção, participem ativamente na promoção do adequado distanciamento social entre profissionais.

Mantenha a máscara. Mantenha a distancia social em todas as ocasiões.