DGS publica norma sobre a campanha de vacinação contra a COVID-19

  • Tipo de comunicação
    E-mail
  • Data
    28 de Dezembro de 2020

DGS publicou norma sobre a campanha de vacinação contra a COVID-19

A Direção-Geral da Saúde (DGS) publicou na quarta-feira a primeira Norma sobre a Campanha de Vacinação contra a COVID-19.

Esta Norma, dirigida a médicos, enfermeiros e farmacêuticos do sistema de saúde, recomenda a utilização da vacina COMIRNATY para a prevenção da COVID-19 em Portugal, após a sua aprovação na União Europeia.

O documento apresenta as características da vacina, as suas indicações, contraindicações e precauções, bem como o modo de preparação e administração desta vacina.

A Norma aborda também a vacinação em circunstâncias especiais, nomeadamente em pessoas com alguns tipos de doenças crónicas.

As pessoas que forem ser vacinadas serão esclarecidas pelos profissionais de saúde que vão administrar a vacina sobre os benefícios da vacinação e potenciais reações adversas.

As reações adversas comuns são ligeiras ou moderadas e tendem a estar resolvidas alguns dias após a vacinação. Entre as mais comuns constam a dor no local da injeção, a fadiga, as dores de cabeça e as dores articulares.

Esta vacina demonstrou ser segura e eficaz, pelo que a vacinação é fundamental para controlar a pandemia.

Consulte aqui a Norma nº 021/2020 de 23/12/2020 sobre a Campanha de Vacinação contra a COVID-19: Vacina COMIRNATY®