NOVA NORMA DGS

Abordagem da suspeita ou confirmação de COVID-19

  • Tipo de comunicação
    E-mail
  • Data
    7 de Janeiro de 2022

Nova norma DGS – Abordagem da suspeita ou confirmação de COVID-19

A rápida evolução científica impõe uma atualização permanente da abordagem clínica das pessoas com suspeita e infeção confirmada por SARS-CoV-2, que se fundamente na evidência crescente, particularmente ao nível dos fatores determinantes da infecciosidade e gravidade da doença, no atual contexto epidemiológico e de elevada cobertura vacinal contra a COVID-19.
Considerando estes aspetos essenciais para a resposta adequada, atempada e articulada de todo o sistema de saúde, nos termos da alínea a) do nº 2 do artigo 2º do Decreto Regulamentar nº 14/2012, de 26 de janeiro, a Direção-Geral da Saúde procede à atualização da Norma 004/2020:

1. O modelo de abordagem de pessoas com sintomas sugestivos de infeção por SARS-CoV-2 e infeção confirmada por SARS-COV-2 (COVID-19) é implementado através das medidas e ações das várias entidades do Ministério da Saúde, nos termos do Anexo 1 da presente Norma, e é é utilizada a plataforma Trace COVID-19 (https://tracecovid19.min-saude.pt/), quando indicado.

2. A reorganização das unidades hospitalares estabelecida pela presente Norma não se aplica, entre outras definidas pelas Administrações Regionais de Saúde (ARS), ao Instituto Português de Oncologia cujas unidades em Coimbra, Lisboa e Porto constituem unidades COVID-19-free, devendo garantir o encaminhamento dos casos suspeitos para as unidades prestadoras de cuidados de saúde apropriadas.

3. A abordagem clínica de grávidas, recém-nascidos, doentes renais crónicos em programa de diálise, doentes oncológicos, e pessoas residentes em ERPI ou estruturas similares, com suspeita ou infeção confirmada por SARS-CoV-2, cumpre o disposto na presente Norma, com as devidas adaptações constantes nas orientações específicas para estes grupos.

4. Pelo princípio da precaução, a presente Norma, deve ser aplicada às pessoas vacinadas contra a COVID-19.

Consulte o documento completo aqui.

A Direção da Casa de Saúde da Boavista