Plano de contingência Covid-19 | Dezembro 2021

NOVAS REGRAS

INTERNAMENTO

Visitas e Acompanhantes | Restrições temporárias

No atual contexto da Contenção da Pandemia COVID-19 existe a necessidade de alterar  as regras de visita e acompanhamento de doentes internados. Esta necessidade deve ser coordenada com o imperativo de proporcionar aos utentes e familiares da CSB a possibilidade de visita e acompanhamento.

Assim, as regras a vigorar a partir de 1 de dezembro relativas a visitas e acompanhantes na CSB são as seguintes:

  1. Todos os doentes internados podem ter duas visitas diárias, em separado, com a duração máxima de 30 min, entre as 12:00 e as 20:00 de cada dia.  Estas visitas devem ser portadoras de
  1. Certificado Digital COVID-19 válido nas modalidades de teste ou de recuperação (com mais de 11 dias e menos de 180 após confirmação de infeção)
    OU
  2. Comprovativo de realização de teste com resultado negativo (PCR realizado até 72 horas ou antigénio realizado até 48 horas antes da visita)

2– Todos os doentes internados em quarto poderão, se o desejarem, ter um acompanhante. Na admissão os acompanhantes devem ser portadores de

  1. Certificado Digital de Vacinação COVID-19 válido (com esquema vacinal completo há mais de 14 dias)
    E
  2. Comprovativo de realização de teste com resultado negativo (PCR realizado até 72 horas antes da admissão como acompanhante)

O acompanhante deverá permanecer no quarto, deverá usar máscara todo o tempo e cumprir a etiqueta respiratória. O acompanhante não poderá abandonar temporariamente a instituição e retornar.

CONSULTA EXTERNA

Acompanhamento a utentes na Consulta Externa da CSB

No atual contexto da pandemia COVID-19, foram atualizadas as restrições ao acesso de acompanhantes à consulta da Casa de Saúde da Boavista.

Estas medidas visam diminuir o número de pessoas nas salas de espera e espaços comuns permitindo um distanciamento adequado e aumentando a segurança de todos.

  1. Não é permitida, como regra geral, a presença de acompanhantes na área de consulta
  2. Podem ter acompanhantes, doentes com evidencia de dependência e necessidade de auxílio por terceira pessoa
  3. No caso de necessidade de acompanhamento por outras razões, o doente pode após admissão no consultório, solicitar ao médico autorização para a presença de um acompanhante na consulta
  4. Está autorizada a presença dos pais no acompanhamento de crianças
  5. Está autorizada a presença de um acompanhante na consulta de Diagnóstico Pré-natal

Do cumprimento destas regras depende a segurança de todos.

Pequenos gestos contam.

A Direção da Casa de Saúde da Boavista