Plano de contingência Covid-19 | Maio 2022

NOVAS REGRAS

INTERNAMENTO

Visitas e Acompanhantes | Restrições temporárias

No atual contexto da Pandemia COVID-19 e de modo a acompanhar a evolução da situação, existe a necessidade de alterar as regras de visita e acompanhamento de doentes internados. Esta necessidade é coordenada com o imperativo de proporcionar aos utentes e familiares da CSB a possibilidade de visita e acompanhamento.

Assim, as regras a vigorar a partir de 4 de maio, relativas a visitas e acompanhantes na CSB, são as seguintes:

1. NOVO Todos os doentes internados podem ter dois períodos de visitas diárias, de uma ou duas pessoas em simultâneo, com duração até 60 min, entre as 12:00 e as 20:00 de cada dia. As visitas devem usar máscara todo o tempo e cumprir as regras de higienização das mãos, etiqueta respiratória e distanciamento.

2. NOVO Todos os doentes internados em quarto poderão, se o desejarem, ter um acompanhante. Na admissão os acompanhantes devem ser portadores de comprovativo de realização de teste com resultado negativo (PCR realizado até 72 horas ou Antigénio realizado até 24 horas antes). O acompanhante deverá permanecer no quarto, deverá usar máscara todo o tempo e cumprir a etiqueta respiratória. O acompanhante não poderá abandonar temporariamente a instituição e retornar. Se o fizer deverá ser, na reentrada, portador de teste PCR ou Antigénio realizado até  72 ou 24 horas antes respectivamente, com resultado negativo.

CONSULTA EXTERNA

Acompanhamento a utentes na Consulta Externa da CSB

No atual contexto da pandemia COVID-19, foram atualizadas as restrições ao acesso de acompanhantes à consulta da Casa de Saúde da Boavista.

Estas medidas visam diminuir o número de pessoas nas salas de espera e espaços comuns permitindo um distanciamento adequado e aumentando a segurança de todos.

  1. Não é permitida, como regra geral, a presença de acompanhantes na área de consulta
  2. Podem ter acompanhantes, doentes com evidencia de dependência e necessidade de auxílio por terceira pessoa
  3. No caso de necessidade de acompanhamento por outras razões, o doente pode após admissão no consultório, solicitar ao médico autorização para a presença de um acompanhante na consulta
  4. Está autorizada a presença dos pais no acompanhamento de crianças
  5. Está autorizada a presença de um acompanhante na consulta de Diagnóstico Pré-natal

Do cumprimento destas regras depende a segurança de todos.

Pequenos gestos contam.

A Direção da Casa de Saúde da Boavista