HORÁRIO

2ª a 6ª feira
9h00 às 21h00

Trate a sua obesidade.

Na clínica da obesidade todos os doentes são avaliados por uma equipa multidisciplinar experiente nesta área. As vantagens desta avaliação multidisciplinar são uma visão integrada e holística dos doentes quer no pré-operatório quer no pós-operatório.

Para além das opções cirúrgicas, são fundamentais o acompanhamento nutricional com um plano estruturado e actividade física com um programa ajustado às necessidades e capacidades de cada um. Na clínica da obesidade todos os doentes terão oportunidade de acompanhamento por psicologia em todos os momentos (avaliação no pré-operatório e acompanhamento no pós-operatório). Por outro lado, a disponibilidade das várias especialidades permite ao doente ter acesso às diversas opções terapêuticas para a obesidade assim como a avaliação e tratamento de todas as comorbilidades associadas à obesidade.

Os doentes têm acesso também a técnicas endoscópicas como o balão intra-gástrico (de forma isolada nos casos de obesidade sem indicação para cirurgia ou antes da cirurgia nos casos dos super-obesos com índice de massa corporal (IMC) > 50) e a resolução de complicações da banda gástrica (remoção endoscópica da banda gástrica nos casos de migração intra-gástrica da banda).

COMPETÊNCIA DO CORPO CLÍNICO
SIMPLES E SEM COMPLICAÇÕES
CIRURGIA COM MARCAÇÃO RÁPIDA
ACORDOS COM A MAIORIA DOS SUBSISTEMAS E SEGURADORAS

Faça aqui a sua avaliação de risco

Estes resultados só são válidos para pessoas entre os 18 e os 65 anos de idade

Os resultados desta avaliação de risco são meramente informativos e não dispensam a avaliação especializada por um médico. Não dispensam uma avaliação completa do paciente e de todas as suas condições médicas. Poderão existir contra-indicações para qualquer um dos procedimentos, que deverão ser sempre avaliadas por um médico da especialidade. Estes resultados só são válidos para pessoas entre os 18 e os 65 anos de idade.

O seu resultado

O seu IMC é de

0Kg/m2

O seu peso ideal é entre

0Kg e 0Kg

Deve ser avaliado por:

  • .

A consulta

A porta de entrada para o seu tratamento.

Avaliação médica inicial do doente, a primeira fase do seu tratamento, define conjuntamente com o seu médico e seus familiares/envolventes o plano inicial de avaliação. Coordena o plano de intervenção com o médico que o acompanhará em todo o percurso clínico.
Avaliação e orientação de comorbilidades associadas à obesidade.

Avaliação multidisciplinar

A segunda fase do seu tratamento. Todos os doentes são avaliados por uma equipa multidisciplinar experiente nesta área.
As vantagens desta avaliação multidisciplinar são uma visão integrada e holística dos doentes quer no pré-operatório quer no pós-operatório.

Endocrinologia

Despiste de endocrinopatias (doenças endócrinas) que predispõem para o excesso de peso, avaliação e tratamento das comorbilidades associadas à obesidade (Diabetes mellitus tipo 2), acompanhamento no pós-operatório.

Nutrição

Avaliação da vertente nutricional, define conjuntamente com o doente e seus familiares/envolventes o plano de intervenção nutricional, acompanhando a sua implementação (idealmente perda de 5% do peso antes da cirurgia), prescrição de planos específicos (dieta cetogénica) antes da cirurgia, acompanhamento no pós-operatório.

Psicologia

Avaliação psicológica, intervenção se necessário (distúrbios como por exemplo o binge eating), acompanhamento no pós-operatório.

Cardiologia

Avaliação do risco cardiovascular relacionado com o excesso de peso e com as doenças associadas à obesidade (diabetes, hipertensão arterial, alteração do metabolismo dos lípidos); estratificação do risco pré-operatório.

CIRURGIAS DA OBESIDADE

Todas as cirurgias são realizadas por laparoscopia com tecnologia 3D.

CIRURGIA PRIMÁRIA

Cirurgia em doentes não submetidos as outras técnicas cirúrgicas para perda de peso.

O bypass gástrico em Y de Roux, é um tipo de cirurgia bariátrica que pode levar até 70% de perda do excesso de peso.
Consiste na redução do estômago e na alteração do intestino, levando o paciente a comer menos e a uma menor absorção dos alimentos, e consequentemente  a perder peso.

Em casos selecionados, em que existem contra-indicações relativas quer para o Bypass gástrico quer para o Sleeve gástrico, procede-se à remoção do restante estômago que ficaria excluído no bypass gástrico.

A Gastrectomia Vertical ou Sleeve Gástrico foi uma cirurgia proposta inicialmente como uma técnica a ser realizada como primeira etapa da Cirurgia de Duodenal Switch, que seria indicada em dois tempos para pacientes super-obesos e que apresentavam um índice elevado de complicações intra e pós-operatórias. Consiste na redução do estômago e concomitantemente tem um efeito metabólico nos mecanismos da saciedade precoce.

CIRURGIA REVISIONAL

Cirurgia por complicações ou falência (reganho de peso) de outras técnicas cirúrgicas prévias.

Por reganho de peso ou por complicações como deslizamento da banda (slippage), dilatação da bolsa gástrica (pouch dilatation) ou migração da banda.

Com remoção da banda gástrica no mesmo tempo operatório (cirurgia em 1 tempo) ou após remoção da banda gástrica (cirurgia em 2 tempos).

Com remoção da banda gástrica no mesmo tempo operatório (cirurgia em 1 tempo) ou após remoção da banda gástrica (cirurgia em 2 tempos).

Por reganho de peso ou por doença de refluxo gastro-esofágico em Sleeve gástrico.

Por reganho de peso em Bypass gástrico.

Por reganho de peso em Bypass gástrico.

Quer saber mais sobre os custos da cirurgia da obesidade?

Preencha o formulário com os seus dados teremos todo o gosto em lhe responder o mais breve possível.

Acordos e convenções

A Casa de Saúde da Boavista tem acordos e convenções com quase todos os subsistemas e seguros de saúde. Pode encontrar a lista completa aqui.
A comparticipação atribuída por cada uma destas entidades é variável e depende do subsistema ou seguradora e da relação estabelecida com o beneficiário/segurado, pelo que é necessária uma avaliação caso a caso.
Qualquer dúvida não hesite em nos contactar.

Testemunhos

“Fui desde cedo uma criança “cheínha” e à medida que os anos passaram o peso aumentou.
A solução bariátrica para a minha obesidade não foi, de todo, a minha primeira opção. Foram muitas as tentativas para a superar: dietas (equilibradas, menos equilibradas e completamente desequilibradas), exercício físico, medicação (prescrita, não prescrita e contrabandeada…), entre outros, todas com resultados muito ténues e facilmente anulados.
Foi, num momento de muita insegurança e fragilidade pessoal, que conheci o Dr. Hugo Sousa e a sua equipa.
Por questões profissionais lido com muitos médicos no meu dia a dia e, conhecer este profissional, veio confirmar aquilo em que eu já acreditava: o que distingue um médico, o que o diferencia, é o aspeto humano.
Para além da sua competência e conhecimento técnico facilmente comprovável, a sua empatia, a sua disponibilidade, o facto de saber ouvir e expor com clareza fez-me (e faz) sentir segura e funcionou como um fator protetor relativamente à ansiedade natural que se desenvolve em alguém que se propõe fazer uma cirurgia.
Pela sua postura (psico)educativa permanente, promoveu o meu autoconhecimento o que facilitou a minha compreensão e a adaptação às mudanças impostas pela cirurgia e o desenvolvimento de um estilo e de hábitos de vida saudáveis.“
“Descobri a Clínica da Obesidade da Casa de Saúde da Boavista por acaso, numa publicidade nas redes sociais. Após várias tentativas de perda de peso infrutíferas e com um exemplo de sucesso em casa após cirurgia bariátrica, o meu Pai, preenchi logo o formulário para marcar consulta de observação.
No dia seguinte fui contatada pela Casa de Saúde a informar a marcação da consulta com o Dr. Hugo Santos Sousa e posso dizer que não podia ter tido melhor sorte.
Saí da consulta completamente esclarecida e uma vontade enorme de fazer todos os exames necessários para a cirurgia. Não saí da Casa de Saúde sem ter tudo agendado e em 15 dias tinha tudo feito e cirurgia marcada.
Cheguei com 99 kgs, um peso excessivo para 1,62m de altura e posso dizer que nunca senti medo nem qualquer tipo de insegurança, desde o momento da admissão até ao dia da alta, apenas ansiedade típica de quem quer muito que algo aconteça.
A cirurgia correu muito bem assim como o pós-operatório. Tive alta ao 3° dia, adaptei-me muito bem à alimentação e às quantidades, nunca senti fome e ao fim de 8 dias regressei para retirar os pontos.
Considero-me uma pessoa cheia de sorte por vários motivos, por ter feito a cirurgia que me deu uma autoestima e uma qualidade de vida inexplicável, porque a mesma fez com que descobrisse um tumor que estava silenciosamente a evoluir no rim sem que eu sequer desconfiasse, mas que felizmente fui a tempo de tratar e por ter cruzado o meu caminho com um ser Humano fantástico, um profissional de excelência, sempre atento, disponível e acessível para tudo, com quem eu tenho a certeza que posso sempre contar.
Hoje, com menos 30 kgs, faço a minha vida normal, como de tudo, mas com regra, faço exercício físico, e sou muito mais feliz!”
“Num encontro ocasional com uma amiga, onde tudo é partilhado, ela confidenciou-me que iria submeter-se a uma redução de estômago. Estava super motivada e muito feliz. Confesso, que das poucas tentativas que fiz de emagrecimento, foram todas sem sucesso.
Os resultados eram demasiadamente lentos e cumprir um plano alimentar tão rigoroso era bastante custoso.
De imediato, pedi-lhe que me marcasse uma consulta com o especialista que a estava a seguir – Dr. Hugo Santos Sousa.
O dia da consulta chegou, e de facto, encontrei um profissional de excelência, tornando- se o principal impulsionador da minha decisão – sleeve gástrico.
Após vários exames, reunia todas as condições de saúde, que me permitiam avançar para a cirurgia. E, num curto espaço de tempo, esta, foi concretizada.
Dei entrada numa sexta feira e no domingo seguinte, recebi alta médica sem qualquer contratempo. Dia após dia, os resultados eram notórios e sentia-me super feliz.
Após os dois meses do plano alimentar líquido/pastoso, consegui facilmente e sem fome perder 20 kg. Os dias iam passando e, a auto-estima aumentava. Completando sempre, com exercício físico diário, nunca antes praticado. Ao fim de quatro meses e sem qualquer restrição alimentar consegui diminuir mais 20 kg.
Com uma perda total, após cirurgia, de 40 kg.
Sinto-me hoje, uma mulher super feliz e gosto de me olhar ao espelho. Adoro comprar roupa e estou hoje, mais vaidosa do que nunca e a usufruir de uma nova vida.
Finalizo este pequeno depoimento, agradecendo e realçando a dedicação, simpatia e profissionalismo do Dr. Hugo Santos Sousa, um Ser Humano ímpar.”
“Enquanto utente da Casa de Saúde da Boavista, elogio e enalteço o excelente trabalho da vossa Clínica de Obesidade.
Todas as palavras são poucas para reconhecer o trabalho admirável e dedicado do Dr. Hugo Santos Sousa, um profissional de competência única, grande dedicação, espírito de sacrifício, carinho, zelo no tratamento médico e com uma humanidade distinta e fora do comum.
Fiz uma cirurgia bariátrica – banda gástrica – em 2010 com um acompanhamento muito pouco eficiente em outra unidade de saúde.
A perda de peso foi significativa, mas irregular, com vómitos diários e um refluxo gástrico que se agravou dando origem a uma pneumonia por aspiração involuntária de vómito.
Após remoção da banda gástrica o peso foi infelizmente rapidamente recuperado. Passei para uma lista de espera para nova cirurgia que parecia não ter fim!
Entretanto uma amiga falou-me no Dr. Hugo e marcou-me consulta com ele, desde essa consulta até ao dia de hoje, sempre, reforço SEMPRE, esteve disponível fosse manhã, tarde ou noite, durante a semana, sábado, domingo, feriado, ou até de férias!
Hoje vivo com menos 45 kg, após um pré-operatório sem percalços, no pós-operatório sobressalto na passagem para a dieta mole com uma obstrução por má confeção alimentar, resolvida por endoscopia e devidos ajustes na dieta.
Cerca de um ano pós-cirurgia início de hipoglicemias com alguma frequência, sem fator de repetição desencadeante.
Esta situação está a ser controlada com medicação, supervisão e devido acompanhamento.
Os efeitos colaterais são superados em tudo pelo meu bem-estar e acima de tudo a saúde, sou uma pessoa muito mais feliz!”
“Conheci o Dr. Hugo Sousa e a sua equipa da cirurgia da obesidade da Casa de Saúde da Boavista através de amigas que estavam a ser acompanhadas por ele. Tinha sido submetida a um sleeve gástrico há 6 anos e estava a ser um sucesso, uma vez que me permitiu a perda de cerca de 50 kg e uma vida mais saudável e satisfatória. Há cerca de um ano que tinha queixas de refluxo gástrico, algo que já sabia que poderia ser uma das complicações pós-cirúrgica. Foi esta queixa que me fez procurar ajuda. Encontrei no Dr. Hugo um profissional de excelência. Rapidamente fiz os exames necessários para confirmar o diagnóstico e a possível solução. Explicou-me minuciosamente qual o processo recomendado para o meu caso em particular (conversão de sleeve em bypass gástrico) com muita calma, assertividade e profissionalismo. Sempre disponível para esclarecer todas as dúvidas, acabamos por agendar a cirurgia para finais de agosto de 2021. Durante todo o processo, desde os preparativos para a cirurgia até ao momento da alta e restantes consultas de seguimento, me senti acompanhada por ele e pela sua equipa: profissionais atentos, preocupados e confiantes – características que me ajudaram no momento em que pensei que me iria sentir mais ansiosa, por se tratar de mais uma cirurgia importante para garantir a minha qualidade de vida. Encontro-me agora sem qualquer tipo de queixa, sem necessidade de medicação diária, com o peso estabilizado e uma dieta equilibrada e de acordo com as minhas necessidades. É de louvar a disponibilidade constante do Dr. Hugo, os seus conselhos e interesse não só no ato da cirurgia em si, mas em todo o processo, o que faz dele um profissional no qual sinto total confiança.”

Parcerias

 
Pretende receber a nossa newsletter CSB360º?

A cirurgia bariátrica mudou a minha vida – Testemunho real

"Com trabalho e dedicação considero que todos conseguem, não é só deixar de comer, é comer saudavelmente com pequenas quantidades. Fazer exercício físico, não só para evitar a flacidez do corpo, mas para a manutenção física e psicológica. "

2º Encontro anual – Agir contra a obesidade

Vai decorrer, no próximo dia 18 de Maio, no auditório da Casa de Saúde da Boavista, o 2º Encontro Anual “Agir contra a Obesidade”. Reserve a sua agenda e junte-se a nós.

Dr Hugo Sousa na TVI

Terça feira dia 24 de Outubro, falou-se de Obesidade e de Cirurgias para Perda de Peso, no programa "Esta Manhã" da TVI.

Encontro Anual “Agir contra a Obesidade”

No passado dia 20 de Maio, Dia Mundial da Luta contra a Obesidade, a manhã na CSB foi de encontro, partilha e celebração pela conquista de objectivos atingidos e mudanças de estilo de vida.

Agir contra a Obesidade – Encontro 20 de Maio de 2023

É com muita satisfação que renovamos o convite para se juntar a nós no dia 20 de Maio de 2023, pelas 8h00, no Auditório da Casa de Saúde da Boavista, para o Encontro Anual "Agir contra a Obesidade".

Encontro – Agir contra a obesidade

Vai decorrer, no próximo dia 20 de Maio, no auditório da Casa de Saúde da Boavista, o "Encontro Anual '23 - Agir contra a Obesidade".

Cirurgia de obesidade: A experiência – cirurgia revisional

Conheça os testemunhos de doentes submetidos a cirurgia revisional (após a realização de outra cirurgia de obesidade), quer por falência, quer por complicações.

Cirurgia de obesidade: A experiência – cirurgia primária

Pode ler aqui os testemunhos de doentes submetidos a cirurgia primária, ou seja, doentes sem cirurgia prévia para perda de peso.

Cirurgia de obesidade: A experiência

Quando falamos de cirurgia de obesidade e de experiência, podemos pensar em diferentes experiências. Primeiro, e talvez a mais importante, a experiência do doente em ser submetido à cirurgia e o seu pós-operatório, ou seja, a forma com o paciente vivencia todo o processo – o pré-operatório, o internamento, o dia da cirurgia e o novo caminho após a operação. Segundo, a experiência do cirurgião, que tem um impacto importantíssimo na primeira experiência, a do doente.

A importância da suplementação nutricional após cirurgia bariátrica

Os suplementos nutricionais são géneros alimentícios responsáveis por colmatar o défice de nutrientes que não são consumidos nas quantidades recomendadas, tais como vitaminas, proteínas, hidratos de carbono, entre outros. Estes suplementos possuem fontes concentradas de nutrientes com efeito nutricional ou fisiológico e podem ser utilizados de diversas formas, tais como líquidos, pó ou comprimidos, entre outras. As situações mais usuais para a sua utilização são a disfagia, desnutrição ou anemias.

Alimentação Pós Cirurgia Bariátrica – O Novo Normal Alimentar

Muitas vezes, a decisão de avançar para a cirurgia bariátrica chega com a carga de muita frustração, cansaço e descrédito relativamente à alimentação, pelas eventuais anteriores tentativas de perda de peso, recorrendo a dietas, restrições calóricas e alimentares, períodos de aumento da atividade física e tentativas de mudança.

O papel do endocrinologista na cirurgia bariátrica

A equipa multidisciplinar de avaliação para cirurgia bariátrica deve ser integrada por diversos profissionais, entre os quais um endocrinologista. Apesar de muitas vezes ser subvalorizado, o acompanhamento por Endocrinologia é fundamental, tanto no período pré-operatório como no pós-operatório.

Conflito da imagem corporal após cirurgia bariátrica

Podemos definir Obesidade como uma doença, na qual o excesso de gordura corporal acumulada atinge semelhantes proporções que afetam gravemente a saúde. Esta doença crónica, frequentemente associada à ameaça de complicações graves que interferem na qualidade de vida da pessoa, além de impactos...

Os 10 mandamentos da cirurgia da obesidade

É muito importante interiorizar e seguir estes “Mandamentos”, como guia, para obter os melhores resultados com a cirurgia da obesidade.

Dia Nacional de luta contra a obesidade

A pensar em si neste Dia Nacional de Luta contra a Obesidade, decidimos compilar alguns dos artigos publicados sobre o tema na CSB 360. Com eles oferecemos o nosso contributo à celebração desta data.

Covid-19 e obesidade: o encontro de duas pandemias

Esta pandemia – Covid-19 – torna-se especialmente grave para pacientes que apresentam uma variedade de outras doenças crónicas, diretamente relacionadas com a obesidade. Ou seja, uma nova pandemia, com potencial de se agravar em pacientes que sofrem de uma outra pandemia mais antiga, crónica, multifatorial e insidiosa.

TENHO EXCESSO DE PESO… SERÁ A CIRURGIA DA OBESIDADE O INDICADO PARA MIM?

É frequente ouvirmos pessoas dizerem que têm excesso de peso, mas que, com certeza, a cirurgia de obesidade não será para eles, pois não têm peso em excesso suficiente para serem operados.

Resultados a longo prazo da cirurgia de obesidade

A cirurgia não é um milagre, é, sim, uma ajuda fundamental neste processo complexo, que é a perda de peso e a sua manutenção ao longo do tempo...

O tratamento cirúrgico da obesidade é muito caro?

Esta é a pergunta que muitos fazem. Aqui tem a resposta, por um dos nossos melhores especialistas em cirurgia bariátrica.

O Bom, o Mau e o Vilão… da Obesidade.

A Cirurgia de Obesidade, o Helicobacter pylori e o Cancro do Estômago. De que forma se relacionam estas 3 entidades?

A cirurgia bariátrica mudou a minha vida – Testemunho real

"Com trabalho e dedicação considero que todos conseguem, não é só deixar de comer, é comer saudavelmente com pequenas quantidades. Fazer exercício físico, não só para evitar a flacidez do corpo, mas para a manutenção física e psicológica. "

2º Encontro anual – Agir contra a obesidade

Vai decorrer, no próximo dia 18 de Maio, no auditório da Casa de Saúde da Boavista, o 2º Encontro Anual “Agir contra a Obesidade”. Reserve a sua agenda e junte-se a nós.

Como Chegar

  • METRO

    Estação Francos
    Linha A Azul
    Linha B Vermelha
    Linha C Verde
    Linha E Violeta
    Linha F Laranja

  • TÁXIS

    Existe uma paragem de Táxis junto à entrada do ATENDIMENTO URGENTE 24.

  • Automóvel

    Acesso pela Via de Cintura Interna (VCI), A28, Constituição, R. Pedro Hispano e R. Central de Francos.

    › Rua Pedro Hispano, 923
    GPS -923 N 41.16452º – W 8.63188º

  • Autocarros STCP

    202 – Lóios / Castelo do Queijo
    208 – Sá da Bandeira / Aldoar
    501 – Sá da Bandeira / Matosinhos (Praia)
    507 – Cordoaria / Leça da Palmeira
    601 – Cordoaria / Aeroporto